Buscar

Explicação

1 Crônicas 13:6

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E então Davi com todo o Israel subiu a Baalá de Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o SENHOR que habita entre os querubins, sobre a qual é invocado o seu nome."

Explicação

Em 1 Crônicas 13:6, o rei Davi e o povo de Israel se reúnem em Baalá, um lugar em Judá, para resgatar e trazer de volta a Arca da Aliança. A Arca era um símbolo muito importante da presença de Deus, representando Sua habitação entre os israelitas, especialmente onde Ele era invocado através dos querubins que a emolduravam. Este ato demonstra o desejo de Davi de honrar a Deus e restabelecer Sua presença central na vida da nação após um período de descuido com o santuário.

Contexto Histórico

Este evento ocorre no início do reinado de Davi como rei sobre todo o Israel, após a conquista de Jerusalém e sua escolha como capital. A Arca da Aliança havia estado esquecida em Quiriate-Jearim por muitos anos desde que os filisteus a devolveram (1 Samuel 6). Davi, desejando centralizar a adoração e trazer a Arca para Jerusalém, liderou uma grande assembleia de todo o Israel. O local, Quiriate-Jearim (também conhecida como Baalá), era um lugar onde a Arca estava depositada. O versículo destaca a reverência de Davi ao nome de Deus e Sua morada simbólica.

Aplicação Prática

A iniciativa de Davi em trazer a Arca da Aliança nos ensina sobre a importância de priorizar a presença de Deus em nossas vidas e comunidades. Assim como Davi buscou restabelecer a adoração a Deus, somos chamados a buscar ativamente a Sua presença através da oração, da leitura da Bíblia e da comunhão. Reconhecer que Deus habita entre Seus adoradores, mesmo que simbolicamente em nossos corações, nos incentiva a viver de maneira digna de Sua santidade. A importância que Davi deu à Arca ecoa a importância que devemos dar a Cristo, nosso mediador e a manifestação da presença de Deus conosco.

Termos-Chave

Bala

Um nome de lugar em Judá, posterior ou sinônimo de Quiriate-Jearim, onde a Arca estava guardada.

Arca de Deus

Um cofre sagrado que continha as tábuas dos Dez Mandamentos, representando a aliança de Deus com Israel e Sua presença.

Quiriate-Jearim

Uma cidade em Judá onde a Arca da Aliança permaneceu por cerca de vinte anos após ser devolvida pelos filisteus.

SENHOR que habita entre os querubins

Refere-se à crença de que Deus morava simbolicamente sobre o propiciatório da Arca, entre as figuras de querubins.

Versículos Relacionados

Números 17:5

"E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós."

Números 20:12

"E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado."

Números 20:22

"Então partiram de Cades; e os filhos de Israel, toda a congregação, chegaram ao monte Hor."

Números 21:2

"Então Israel fez um voto ao SENHOR, dizendo: Se de fato entregares este povo na minha mão, destruirei totalmente as suas cidades."