Buscar

Explicação

1 Crônicas 16:35

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações, para que louvemos o teu santo nome, e nos gloriemos no teu louvor."

Explicação

O versículo de 1 Crônicas 16:35 é parte de um salmo de agradecimento entoado por Davi quando a Arca da Aliança foi trazida para Jerusalém. Ele expressa um clamor a Deus, reconhecendo-O como a fonte de toda a salvação. O povo pede para ser reunido, livrado de seus inimigos ('as nações'), e que essa libertação sirva para glorificar o nome santo de Deus e para que eles se alegrem no louvor a Ele. É um pedido de socorro e restauração, diretamente ligado à adoração e ao reconhecimento do poder e da fidelidade divina em proteger e reunir Seu povo.

Contexto Histórico

Este versículo está situado durante o reinado de Davi, especificamente quando a Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus, foi solenemente transportada para Jerusalém. O evento foi marcado por grande festa e celebração. No contexto do Antigo Israel, as 'nações' referiam-se frequentemente aos povos vizinhos que representavam ameaças militares e culturais. O pedido de ser 'ajuntado' e 'livrado' refletia a constante necessidade de proteção divina contra adversários e a esperança de um futuro seguro sob a liderança de Deus e de Seu escolhido, Davi. A música e o louvor eram centrais nas práticas religiosas israelitas.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos ensina a reconhecer Deus como nosso salvador em todas as circunstâncias. Devemos nos voltar a Ele em momentos de dificuldade, pedindo Sua intervenção e libertação, seja de opressões físicas, espirituais ou emocionais. A aplicação chave é que nossa salvação e livramento não são apenas para nosso benefício, mas primariamente para a glória de Deus. Devemos buscar alinhar nossos pedidos com o desejo de louvá-Lo e nos alegrar em Seu caráter e Suas obras. A unidade ('ajunta-nos') também é um princípio importante, lembrando-nos da igreja como corpo de Cristo, a ser unida em adoração e propósito.

Termos-Chave

ajunta-nos

Refere-se ao desejo de ser reunido, tanto fisicamente (como nação) quanto espiritualmente (como povo de Deus).

livra-nos das nações

Um clamor por proteção contra inimigos, que representavam ameaças e desvios espirituais.

louvar o teu santo nome

A adoração e exaltação da santidade e caráter de Deus como propósito final.

Deus da nossa salvação

O título enfatiza que a salvação é uma obra exclusiva e inerente a Deus.

Versículos Relacionados

Levítico 7:7

"Como a expiação pelo pecado, assim será a expiação da culpa; uma mesma lei haverá para elas; será do sacerdote que houver feito propiciação com ela."

Números 21:10

"Então os filhos de Israel partiram, e alojaram-se em Obote."

2 Samuel 3:14

"Também enviou Davi mensageiros a Is-Bosete, filho de Saul, dizendo: Dá-me minha mulher Mical, que eu desposei por cem prepúcios de filisteus."

Gênesis 45:16

"E esta notícia ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos."