Buscar

Explicação

1 Crônicas 21:5

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhão e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada."

Explicação

Este versículo, em 1 Crônicas 21:5, relata o resultado de um censo militar ordenado pelo Rei Davi. Joabe, o comandante do exército, apresenta a Davi a contagem total de homens em Israel aptos para o serviço militar. O número impressionante de 1.100.000 homens em Israel e 470.000 em Judá demonstra a vasta força militar do reino na época. No entanto, este ato de realizar o censo não foi aprovado por Deus e levaria Davi a enfrentar sérias consequências, evidenciando que a confiança excessiva na força humana em vez de Deus pode ser perigosa.

Contexto Histórico

Este evento ocorre na última parte do reinado de Davi, após muitos anos de expansão e consolidação do reino de Israel. O livro de 1 Crônicas, escrito após o exílio babilônico, reconta a história de Israel com foco na linhagem real e na adoração a Deus. A prática de realizar censos militares era comum entre as nações antigas para avaliar a força de combate e a capacidade de mobilização. Contudo, em Israel, a realização de um censo sem a permissão divina e com o propósito de glorificar a força do rei era um desvio das leis e da confiança em Deus, como estabelecido anteriormente.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos adverte contra a soberba e a dependência excessiva em nossas próprias capacidades ou recursos, sejam eles financeiros, intelectuais ou físicos. Assim como Davi confiou em sua vasta força militar, somos tentados a confiar em nossas 'forças' para resolver problemas sem buscar a orientação e a direção de Deus. A aplicação prática reside em reconhecer que toda força e habilidade vêm de Deus e que nossa maior segurança e sucesso estão em nossa dependência e fé Nele, e não em nós mesmos. Devemos buscar a vontade de Deus em todas as nossas empreitadas.

Termos-Chave

Davi

Segundo rei de Israel, conhecido como um homem segundo o coração de Deus, mas também sujeito a falhas.

Censo

Contagem oficial da população, usada aqui para fins militares.

Joabe

Comandante leal, mas por vezes questionável, do exército de Davi.

Arrancavam da espada

Expressão que indica homens capazes de empunhar armas e lutar em batalha.

Versículos Relacionados

Ezequiel 23:18

"Assim pôs a descoberto as suas devassidões, e descobriu a sua vergonha; então a minha alma se apartou dela, como já tinha se apartado a minha alma de sua irmã."

Ezequiel 23:19

"Todavia ela multiplicou as suas prostituições, lembrando-se dos dias da sua mocidade, em que se prostituíra na terra do Egito."

Ezequiel 23:20

"E enamorou-se dos seus amantes, cuja carne é como a de jumentos, e cujo fluxo é como o de cavalos."

Ezequiel 23:21

"Assim trouxeste à memória a perversidade da tua mocidade, quando os do Egito apalpavam os teus seios, por causa dos peitos da tua mocidade."