Buscar

Explicação

1 Crônicas 7:21

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E seu filho Zabade, e seu filho Sutela, e Ezer, e Elade; e os homens de Gate, naturais da terra, os mataram, porque desceram para tomar os seus gados."

Explicação

Este versículo narra um trágico evento na história da tribo de Efraim, descendentes de José. Alguns filhos de Efraim, incluindo Zabade e Sutela, fizeram uma incursão na terra dos filisteus (mencionada como Gate) para roubar gado. No entanto, os habitantes locais de Gate, que eram nativos da terra, reagiram violentamente e mataram esses homens de Efraim. A mensagem principal é que a agressão e a tentativa de roubo resultaram em morte, servindo como um alerta sobre as consequências de ações hostis e a posse indevida de bens alheios. Isso ocorreu em um tempo de conflitos frequentes entre as tribos israelitas e seus vizinhos.

Contexto Histórico

O livro de 1 Crônicas foi escrito após o exílio babilônico, possivelmente por Esdras, para relembrar a história de Israel e enfatizar a genealogia e a linhagem davídica. Este evento específico, a morte de descendentes de Efraim por filisteus de Gate, ocorreu durante o período de juízes ou o início da monarquia, quando as tribos israelitas frequentavam conflitos com os filisteus e outros povos cananeus. Essas incursões para roubo de gado eram comuns em tempos antigos como forma de obter riqueza ou desestabilizar inimigos. A derrota de Efraim demonstra as dificuldades e os riscos enfrentados pelos israelitas em suas fronteiras e a hostilidade dos povos que habitavam a terra.

Aplicação Prática

Podemos aprender com este versículo sobre as nefastas consequências da cobiça e da agressão. Tentar obter ganhos através do roubo ou da violência, mesmo que pareça uma oportunidade tentadora, invariavelmente leva a resultados trágicos e destrutivos. Na vida moderna, isso se traduz em evitar atitudes desonestas no trabalho, nos negócios ou nas relações pessoais. Devemos buscar prosperidade e segurança através de meios legítimos e justos, honrando os direitos e a propriedade alheia. A busca por 'gado' alheio, em sentido espiritual ou material, pode nos expor a perigos e perdas irreparáveis, enquanto a integridade nos protege e nos alinha com os princípios divinos.

Termos-Chave

Gado

Refere-se a animais de criação, como ovelhas, cabras e bois, um símbolo de riqueza e sustento no mundo antigo.

Gate

Uma das cinco principais cidades filisteias, conhecida por ser a cidade natal do gigante Golias.

Efraim

Uma das doze tribos de Israel, descendente de José, frequentemente associada ao reino do norte.

Filisteus

Um povo que habitava a costa de Canaã e era um inimigo recorrente dos antigos israelitas.