Buscar

Explicação

1 Samuel 12:4

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Então disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem recebeste coisa alguma da mão de ninguém."

Explicação

Este versículo é a resposta do povo de Israel ao questionamento do profeta Samuel, que estava se aposentando do seu ofício. Eles afirmam que Samuel nunca os enganou, oprimiu ou aceitou suborno de ninguém. Essa declaração serve como um testemunho da integridade e justiça de Samuel em sua liderança e julgamento ao longo dos anos. Eles reconhecem que ele sempre agiu de forma imparcial e desinteressada, sem buscar benefício pessoal. É um reconhecimento da fidelidade e do bom serviço prestado por Samuel como líder e juiz do povo de Israel, destacando a importância da confiança e da retidão na liderança espiritual e civil.

Contexto Histórico

Este evento ocorre em Gilgal, no final do período dos Juízes em Israel, quando o povo, insatisfeito com a liderança de Samuel e desejando um rei como as outras nações, o pressionou para que estabelecesse um rei. Samuel, em seu discurso de despedida, após ungir Saul como rei, desafia o povo a acusá-lo de qualquer injustiça cometida durante seu longo ministério como juiz e profeta. A declaração do povo em 1 Samuel 12:4 valida a conduta irrepreensível de Samuel, contrastando com a instabilidade política e a corrupção que poderiam surgir com a instauração da monarquia, que eles mesmos haviam pedido.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a importância da integridade e da transparência na liderança, seja ela familiar, profissional ou eclesiástica. Devemos ser pessoas em quem se possa confiar, que não buscam vantagens pessoais à custa dos outros e que agem com justiça e imparcialidade. Na vida moderna, isso se traduz em honestidade em nossos negócios, fidelidade em nossos compromissos e retidão em nossas decisões. Ao vivermos de forma íntegra, construímos relacionamentos sólidos e demonstramos o caráter de Deus em nossas ações, ganhando a confiança e o respeito daqueles ao nosso redor.

Termos-Chave

Samuel

Último juiz e profeta de Israel, ungido como profeta e juiz, e que preparou o caminho para a monarquia.

Suborno

Pagamento ou favor oferecido ilegalmente para influenciar o comportamento de alguém que ocupa uma posição de poder.

Oprimiste

Trataste injustamente, oprimiste ou exploraste.

Defraudaste

Enganaste ou prejudicaste financeiramente ou moralmente.

Versículos Relacionados

Gênesis 30:33

"Assim testificará por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres e o meu salário estiver diante de tua face; tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e moreno entre os cordeiros, ser-me-á por furto."

Gênesis 30:34

"Então disse Labão: Quem dera seja conforme a tua palavra."

Gênesis 30:35

"E separou naquele mesmo dia os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos em que havia brancura, e todos os morenos entre os cordeiros; e deu-os nas mãos dos seus filhos."

Êxodo 29:34

"E se sobejar alguma coisa da carne das consagrações ou do pão até pela manhã, o que sobejar queimarás com fogo; não se comerá, porque é santo."