Buscar

Explicação

1 Samuel 16:5

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício."

Explicação

Neste versículo, o profeta Samuel está em Belém, a pedido de Deus, para ungir um novo rei de Israel. Ele se aproxima de Jessé e seus filhos com um convite para um sacrifício a Deus, declarando que sua vinda é pacífica e com propósito religioso. Samuel então instrui Jessé a santificar seus filhos, ou seja, prepará-los espiritualmente para participar do sacrifício. Essa santificação e o subsequente convite demonstram a importância da preparação e da reverência ao se aproximar de Deus. O ato de convidar a família de Jessé para o sacrifício precede a escolha divina de Davi como o futuro rei, mostrando que a adoração a Deus é um momento crucial para a revelação de Sua vontade, para Jessé e sua casa, assim como para toda a nação de Israel.

Contexto Histórico

O capítulo 16 de 1 Samuel ocorre durante um período de transição em Israel. Após a rejeição de Saul como rei, Deus comissiona Samuel para ungir um novo soberano, escolhendo-o da casa de Jessé em Belém. A prática de sacrifícios era central na adoração israelita, frequentemente acompanhada de rituais de purificação e santificação. Ao chegar a Belém, Samuel expressa preocupação com a segurança, dado que a região poderia estar em conflito, mas tranquiliza os habitantes de que sua missão é religiosa. A santificação exigia uma preparação ritual, que podia incluir abstenção de certas atividades e purificação corporal, preparando os indivíduos para a comunhão com Deus através do sacrifício.

Aplicação Prática

O princípio de santificação antes de se aproximar de Deus é atemporal. Em nossa vida moderna, a 'santificação' refere-se à consagração, à separação para Deus e à busca por uma vida que Lhe agrada. Quando nos aproximamos de Deus em oração, estudo da Bíblia ou em comunidade, somos chamados a ter um coração sincero e preparado, reconhecendo Sua santidade e nossa necessidade de Sua graça. Este versículo nos lembra que a adoração genuína exige reverência e um desejo de alinhar nossa vida com a vontade divina. Ao nos santificarmos, nos tornamos mais receptivos à orientação de Deus e mais aptos a discernir Seus propósitos para nós e para os que nos cercam.

Termos-Chave

Jessé

Um habitante de Belém, pai de Davi e de outros sete filhos.

Samuel

Profeta e último juiz de Israel, encarregado por Deus de ungir o segundo rei.

Sacrifício

Oferta religiosa apresentada a Deus como ato de adoração, expiação ou gratidão.

Santificai-vos

Um chamado à purificação ritual e à consagração para um propósito sagrado.

Versículos Relacionados

2 Crônicas 19:1

"E JEOSAFÁ, rei de Judá, voltou em paz à sua casa em Jerusalém."

2 Crônicas 19:3

"Boas coisas contudo se acharam em ti; porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração para buscar a Deus."

2 Crônicas 19:4

"Habitou, pois, Jeosafá em Jerusalém; e tornou a passar pelo povo desde Berseba até as montanhas de Efraim, e fez com que tornassem ao SENHOR Deus de seus pais."