Buscar

Explicação

1 Samuel 20:40

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Então Jônatas deu as suas armas ao moço que trazia, e disse-lhe: Anda, e leva-as à cidade."

Explicação

Neste versículo, Jônatas, o filho do Rei Saul, está se despedindo de Davi em meio a uma perseguição. Ele não pode entregar pessoalmente suas armas a Davi, por causa da situação tensa e perigosa. Em vez disso, Jônatas confia um moço para levar suas armas, que funcionavam como um símbolo de sua armadura pessoal e possivelmente de seu status, de volta para a cidade, presumivelmente para sua própria guarda ou para outro local seguro. É um ato que demonstra a confiança de Jônatas em seu servo e seu cuidado em proteger o que é seu, mesmo em um momento de grande aflição familiar e pessoal, enquanto protege seu amigo Davi.

Contexto Histórico

Estamos no Antigo Israel, durante o reinado de Saul, que se tornou invejoso e hostil a Davi, vendo-o como um rival ao trono. Jônatas, filho de Saul e amigo leal de Davi, sabia do perigo iminente que Davi corria. O versículo ocorre após Jônatas ter avisado Davi sobre os planos de seu pai para matá-lo. As 'armas' referem-se provavelmente à armadura pessoal de Jônatas, que incluía sua espada, arco e talvez outras peças de equipamento militar, um item de valor e porte pessoal. Pedir a um moço para levá-las de volta à cidade indica a necessidade de discrição e a separação física de Jônatas e Davi naquele momento crítico.

Aplicação Prática

A atitude de Jônatas nos ensina sobre a importância de confiar pessoas em quem depositamos fé, mesmo em circunstâncias difíceis. Ele não pôde acompanhar Davi pessoalmente, mas usou os recursos disponíveis (o moço) para garantir que seu amigo fosse auxiliado ou que seus pertences fossem protegidos. Na vida moderna, isso se traduz em delegar tarefas com confiança, confiar em nossos irmãos na fé para nos ajudar ou para realizar boas obras em nosso lugar, e manter o cuidado com o que nos foi confiado. Mesmo quando não podemos estar fisicamente presentes, podemos ajudar os outros através de meios indiretos. Demonstra também a lealdade e o cuidado que devemos ter em nossas amizades.

Termos-Chave

Davi

O futuro rei de Israel, que estava fugindo das ameaças de Saul.

Armas

Refere-se à armadura e equipamento pessoal de um guerreiro, simbolizando status e proteção.

Moço

Um jovem servo ou mensageiro encarregado de cumprir uma tarefa.

Jônatas

Filho do Rei Saul, conhecido por sua amizade leal com Davi.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:18

"E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:19

"E foi a tarde e a manhã, o dia quarto."

Gênesis 1:21

"E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:29

"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento."

Gênesis 2:10

"E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços."