Buscar

Explicação

1 Samuel 8:3

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito."

Explicação

Este versículo descreve a falha dos filhos de Samuel, o profeta e juiz de Israel, em seguir o exemplo justo de seu pai. Em vez de viverem segundo os princípios de Deus e servirem ao povo com integridade, eles se desviaram para a ganância e a corrupção. Eles aceitaram propinas (suborno) e distorceram a justiça, prejudicando os direitos das pessoas. Isso é apresentado como um contraste negativo ao legado de Samuel e um fator que contribuiu para a insatisfação do povo de Israel com a liderança e o desejo por um rei.

Contexto Histórico

O versículo de 1 Samuel 8:3 está inserido no período em que Israel estava sob o sistema de juízes, com Samuel servindo como o último e mais proeminente deles. O contexto é o final do seu ministério, quando seus filhos, Joel e Abias, que foram designados para sucedê-lo, demonstraram falta de caráter. Viviam em Israel, um período marcado pela transição de um governo teocrático para um sistema monárquico, um desejo impulsionado em parte pela percepção da ineficácia da liderança estabelecida, incluindo a corrupção. A avareza e o suborno eram práticas condenadas pela lei mosaica, pois comprometiam a imparcialidade da justiça.

Aplicação Prática

Este versículo nos adverte sobre o perigo da corrupção e da ganância, mesmo dentro de famílias de servos de Deus. Ele nos ensina a importância de vivermos com integridade, resistindo à tentação de ganhos ilícitos e de usarmos nossas posições para o benefício pessoal em detrimento da justiça. Diariamente, podemos aplicar isso sendo honestos em nossas finanças, agindo com imparcialidade em nossos relacionamentos e empregos, e recusando-nos a nos beneficiar de práticas desonestas. A lição duradoura é que o caráter e a integridade são fundamentais para uma liderança justa e para a confiança do povo.

Termos-Chave

Avareza

Desejo excessivo e insaciável por posses materiais; cobiça.

Suborno

Oferecer ou aceitar algo de valor (dinheiro, presentes) para influenciar indevidamente uma decisão ou ação, especialmente em um contexto legal ou oficial.

Perverteram o direito

Distorceram ou corromperam a justiça, agindo de forma injusta ou imparcial, especialmente em julgamentos ou decisões legais.

Versículos Relacionados

Gênesis 35:7

"E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão."

Gênesis 35:12

"E te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra."

Êxodo 27:21

"Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o SENHOR; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações."

Êxodo 36:33

"E fez que a travessa do meio passasse pelo meio das tábuas de uma extremidade até a outra."

Levítico 6:9

"Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto; o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele."