Buscar

Explicação

2 Crônicas 29:8

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Por isso veio grande ira do SENHOR sobre Judá e Jerusalém, e os entregou à perturbação, à assolação, e ao escárnio, como vós o estais vendo com os vossos olhos."

Explicação

Em 2 Crônicas 29:8, o profeta está explicando por que Judá e Jerusalém sofreram tragédias como desolação e escárnio. Ele afirma que Deus permitiu essas dificuldades como uma consequência direta da infidelidade e desobediência do povo em relação aos seus mandamentos. A ira do Senhor não é arbitrária, mas uma resposta à negligência do pacto e da lei. O versículo serve como um alerta e uma lembrança de que a relação de Israel com Deus era condicional ao seu comportamento, e que o distanciamento Dele traria sofrimento visível para a nação, como observado pelos próprios contemporâneos.

Contexto Histórico

Este versículo surge no contexto da história de Israel em 2 Crônicas, um livro que narra a ascensão e queda dos reis de Judá e o destino do reino. A passagem específica provavelmente se refere a um período de declínio espiritual e moral em Judá, possivelmente durante o reinado de um rei ímpio ou após um período de apostasia. A 'ira do Senhor' era uma metáfora para as consequências naturais e o julgamento divino sobre a desobediência prolongada a aliança mosaica. As 'perturbação, assolação e escárnio' descrevem os resultados tangíveis da relação quebrada com Deus: caos interno, invasões inimigas e a vergonha nacional diante de outros povos.

Aplicação Prática

Para os cristãos hoje, 2 Crônicas 29:8 nos lembra que nossas ações têm consequências espirituais. Embora a Nova Aliança em Cristo ofereça perdão e graça contínuos, ainda vivemos sob princípios de causa e efeito em nossa jornada de fé. A desobediência persistente e a negligência da relação com Deus podem levar a uma 'perturbação' espiritual, uma sensação de 'assolação' na vida e nos tornarmos 'escarnecidos' não necessariamente por outros povos, mas talvez pela própria consciência culpada ou pela perda de bênçãos divinas. A aplicação reside em cultivar uma vida de obediência e devoção sincera, mantendo a comunhão com Deus para experimentar paz e propósito duradouros.

Termos-Chave

Aliança

Um pacto formal e vinculativo entre Deus e Seu povo, com promessas e responsabilidades mútuas.

Ira do Senhor

A resposta divina à desobediência e ao pecado, manifestando-se como julgamento e consequências negativas.

Judá e Jerusalém

O reino do sul de Israel e sua capital religiosa e política, onde a linhagem davídica e o templo estavam localizados.

Perturbação, assolação, escárnio

Termos que descrevem os resultados de sofrimento, destruição e vergonha causados pela desaprovação divina devido à infidelidade.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:2

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."