Buscar

Explicação

2 Crônicas 33:1

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"TINHA Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém."

Explicação

Este versículo introduz Manassés, um rei de Judá, especificamente mencionando a sua idade ao iniciar o seu reinado (doze anos) e a longa duração do seu governo (cinquenta e cinco anos) em Jerusalém. O livro de 2 Crônicas detalha a história dos reis de Israel e Judá. O reinado de Manassés, como descrito em capítulos posteriores, é marcado por profunda idolatria e perseguição, mas também por um eventual arrependimento. Este versículo serve como um ponto de partida para entender a magnitude e a duração de seu impacto na história de Judá, tanto para o bem quanto, inicialmente, para o mal.

Contexto Histórico

O versículo situa-nos no Reino de Judá, após a divisão do reino unificado de Israel. Manassés reinou em Jerusalém, a capital de Judá, num período marcado por forte influência assíria. Ele ascendeu ao trono muito jovem, o que sugere que pode ter sido influenciado por conselheiros ou pela atmosfera religiosa da corte. Seu longo reinado (70 anos após o reinado de Ezequias, pai de Manassés), estendendo-se por mais de meio século, permitiu que suas políticas, inicialmente perversas e idólatras, tivessem um impacto significativo e duradouro no povo de Judá, contrastando com o reinado piedoso de seu pai.

Aplicação Prática

Este versículo pode nos ensinar sobre a importância da origem e do início de um ministério ou jornada. Embora Manassés tenha começado mal, a duração de seu reinado (cinquenta e cinco anos) é um lembrete de que as ações e decisões tomadas ao longo do tempo têm consequências profundas. Para nós, isso significa que, independentemente de como começamos, a perseverança na fé e no arrependimento, mesmo após longos períodos de desvio, é possível e importante. O longo tempo no trono também pode simbolizar a oportunidade contínua de Deus para transformação e o impacto duradouro que nossas vidas podem ter, para o bem ou para o mal, dependendo de como escolhemos viver.

Termos-Chave

Reinou

Exerceu o poder soberano sobre um território.

Manassés

Um dos reis de Judá, filho de Ezequias, conhecido por um reinado inicialmente idólatra seguido de arrependimento.

Jerusalém

A capital do Reino de Judá e lugar sagrado para o povo judeu.

2 Crônicas

Um livro histórico no Antigo Testamento que narra a história dos reis de Judá, com foco no templo e na adoração a Deus.

Versículos Relacionados

Gênesis 2:2

"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito."

Gênesis 2:2

"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito."

Gênesis 1:22

"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."

Gênesis 1:20

"E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus."

Gênesis 1:11

"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi."