Buscar

Explicação

2 Crônicas 4:17

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Na campina do Jordão os fundiu o rei, na terra argilosa, entre Sucote e Zeredá."

Explicação

Este versículo descreve um detalhe específico da construção do Templo de Salomão. Ele nos conta onde os grandes utensílios de bronze do Templo, como o Mar de bronze e as bacias, foram fundidos. O rei Salomão escolheu a planície fértil e argilosa perto de Sucote e Zeredá, ao longo do rio Jordão, porque a argila ali era ideal para a criação de moldes para fundir bronze em larga escala. A mensagem principal é a atenção aos detalhes e à sabedoria empregada na construção de um local sagrado para a adoração a Deus, garantindo que cada peça fosse feita com habilidade e propósito.

Contexto Histórico

O versículo 2 Crônicas 4:17 situa a fundição de peças de bronze, notavelmente os grandes objetos de bronze mencionados no capítulo anterior, como o Mar de bronze e as dez bacias. A fundição ocorreu durante o reinado de Salomão (aproximadamente 970-931 a.C.) no contexto da construção do Templo em Jerusalém. A região entre Sucote (no lado oriental do Jordão) e Zeredá (na Jordânia central, próxima a Betsã) era conhecida por sua argila adequada para a metalurgia. Tais métodos de fundição em larga escala indicam a riqueza e o alcance do reino de Israel sob Salomão, permitindo a criação de objetos suntuosos para o serviço divino.

Aplicação Prática

Podemos aprender com este versículo a importância de planejar e executar tarefas importantes com diligência e sabedoria. Assim como Salomão escolheu o local e os materiais adequados para a fundição dos utensílios do Templo, nós também devemos abordar nossos próprios 'projetos' – sejam eles familiares, profissionais ou espirituais – com cuidado e planejamento. A dedicação em fazer o melhor para o serviço de Deus e para a edificação da comunidade se reflete na qualidade e no propósito de nossas ações. A qualidade do resultado final muitas vezes depende da qualidade do processo e dos recursos utilizados.

Termos-Chave

Sucote

Cidade situada no lado oriental do rio Jordão, conhecida por seu lugar de refúgio e, aqui, como um marco geográfico.

Zeredá

Localidade também relacionada à região do vale do Jordão, associada à fabricação de objetos de metal.

Fundição

Processo de moldar metal aquecendo-o até o ponto de fusão e despejando-o em um molde.

Campina do Jordão

Área plana e fértil localizada nas margens do rio Jordão, propícia à agricultura e, neste caso, à indústria metalúrgica.

Versículos Relacionados

2 Crônicas 29:19

"Já preparamos e santificamos todos os utensílios que o rei Acaz tirou durante seu reinado, na sua infidelidade, e eles estão diante do altar do SENHOR."

2 Crônicas 29:20

"Então o rei Ezequias se levantou bem cedo, reuniu os chefes da cidade e subiu ao templo do SENHOR."

2 Crônicas 29:21

"Trouxeram sete novilhos, sete carneiros, sete cordeiros e sete bodes, como oferta pelo pecado a favor do reino, do santuário e de Judá; e o rei deu ordem aos sacerdotes, descendentes de Arão, que os oferecessem sobre o altar do SENHOR."