Buscar

Explicação

2 Crônicas 4:8

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Também fez dez mesas, e pô-las no templo, cinco à direita e cinco à esquerda; também fez cem bacias de ouro."

Explicação

Este versículo descreve parte da opulenta mobília do Templo construído pelo Rei Salomão. Ele detalha a confecção de dez mesas distintas, distribuídas cinco de cada lado (direita e esquerda) dentro do santuário, e também a produção de cem bacias de ouro. Embora o propósito exato dessas mesas não seja explicitado aqui, elas provavelmente serviam para expor oferendas, pães sagrados ou outros itens litúrgicos importantes. As cem bacias de ouro indicam uma grande abundância de recursos e uma elaborada preparação para os rituais e serviços realizados no Templo, refletindo a glória e a reverência dedicadas a Deus.

Contexto Histórico

O versículo está inserido na narrativa da construção do Templo de Jerusalém pelo Rei Salomão, um projeto grandioso financiado parcialmente com o tesouro de Davi e a riqueza do reino. O contexto é o reinado de Salomão (aproximadamente 970-931 a.C.), um período de paz e prosperidade sem precedentes em Israel. A criação de objetos suntuosos e em grande quantidade, como as mesas e bacias de ouro, era uma prática comum na antiguidade para demonstrar o poder, a riqueza e a devoção dos monarcas aos seus deuses. No Templo, esses itens eram essenciais para os complexos rituais sacerdotais descritos no Antigo Testamento.

Aplicação Prática

Embora não tenhamos um Templo físico hoje, a dedicação e o cuidado em preparar o que é oferecido a Deus continuam relevantes. Podemos aplicar este princípio ao valorizarmos e prepararmos com excelência os dons, talentos e recursos que Deus nos confia para o Seu serviço na igreja e no mundo. A abundância de ouro usada no Templo para a glória de Deus nos ensina a não economizar em sacrifícios e dedicação ao Senhor, mas a oferecer o nosso melhor. As mesas e bacias, servindo a propósitos litúrgicos, podem nos inspirar a cuidar e a dar devida importância aos momentos de adoração e comunhão, seja individual ou coletivamente.

Termos-Chave

Templo

O local sagrado construído em Jerusalém para a adoração a Deus, substituindo o Tabernáculo.

Salomão

Terceiro rei de Israel, conhecido por sua sabedoria e pela construção do primeiro Templo.

Bacias de ouro

Recipientes preciosos feitos de ouro, usados em rituais ou para conter substâncias usadas no serviço do Templo.

Versículos Relacionados

Levítico 26:42

"Também eu me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão me lembrarei, e da terra me lembrarei."

Números 4:25

"Levarão, pois, as cortinas do tabernáculo, e a tenda da congregação, e a sua coberta, e a coberta de peles de texugos, que está por cima dele, e a cortina da porta da tenda da congregação,"

Números 4:27

"Todo o ministério dos filhos dos gersonitas, em todo o seu cargo, e em todo o seu trabalho, será segundo o mandado de Arão e de seus filhos; e lhes designareis as responsabilidades do seu cargo."

Jó 3:16

"Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz."