Buscar

Explicação

2 Crônicas 6:32

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Assim também ao estrangeiro, que não for do teu povo Israel, quando vier de terras remotas por amor do teu grande nome, e da tua poderosa mão, e do teu braço estendido, vindo eles e orando nesta casa;"

Explicação

Este versículo, proferido pelo Rei Salomão durante a dedicação do Templo em Jerusalém, expressa o desejo de que Deus ouça as orações de pessoas de todas as nações que buscarem a Ele. Mesmo que não fossem israelitas, Deus deveria atender aos estrangeiros que viessem de longe, motivados pela fama do Seu nome poderoso e pela demonstração do Seu poder. Salomão enfatiza que essas pessoas, ao orarem em direção ao Templo, deveriam encontrar misericórdia e atenção divina. A mensagem central é a universalidade da oferta de Deus para ser buscado e encontrado, independentemente da origem ou etnia, desde que a busca seja genuína e direcionada ao Deus de Israel, através da Sua casa de adoração.

Contexto Histórico

O versículo se encontra na oração de Salomão ao dedicar o Primeiro Templo em Jerusalém (2 Crônicas 6:12-42). Este evento ocorreu por volta do século X a.C., após a construção do Templo a mando de seu pai, Davi. A oração de Salomão reflete a importância central do Templo como o lugar da habitação de Deus na terra e o ponto focal para a adoração e intercessão. Naquela época, o conceito de 'estrangeiro' (gentio) era distinto do povo de Israel, que tinha uma aliança especial com Deus. A inclusão do estrangeiro na oferta de misericórdia divina demonstra uma visão abrangente da soberania e acessibilidade de Deus, indo além das fronteiras nacionais de Israel, reconhecendo que Deus é Deus de toda a terra.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos ensina sobre a inclusão e a universalidade do amor e da misericórdia de Deus. Não importa nossa origem étnica, nacionalidade ou histórico, Deus nos convida a buscá-Lo. Assim como Salomão abriu o Templo para que estrangeiros também pudessem orar e ser ouvidos, Jesus estendeu a salvação a todas as nações. Devemos acolher e amar as pessoas de diferentes culturas e origens em nossas comunidades e igrejas, reconhecendo que Deus deseja que todos O conheçam. A oração em direção ao santuário para os israelitas é agora substituída pela oração em nome de Jesus, que é nosso sumo sacerdote universal. Devemos ser um reflexo desse acolhimento divino.

Termos-Chave

Casa

Refere-se ao Templo, concebido como a morada terrena de Deus entre Seu povo.

Templo

O grandioso edifício construído por Salomão em Jerusalém para ser a casa de Deus e o centro da adoração nacional.

Estrangeiro

Pessoa que não pertence ao povo de Israel; em um sentido mais amplo, pode referir-se a alguém de outra nação ou contexto.

Poderosa mão e braço estendido

Expressões hebraicas que simbolizam a força, o poder e a intervenção ativa de Deus em favor do Seu povo e para realizar Seus propósitos.

Versículos Relacionados

Gênesis 38:15

"E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta, porque ela tinha coberto o seu rosto."

Gênesis 38:16

"E dirigiu-se a ela no caminho, e disse: Vem, peço-te, deixa-me possuir-te. Porquanto não sabia que era sua nora. E ela disse: Que darás, para que possuas a mim?"

Êxodo 31:15

"Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá."

Levítico 2:6

"Em pedaços a partirás, e sobre ela deitarás azeite; oferta é de alimentos."