Buscar

Explicação

2 Crônicas 6:4

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E ele disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi meu pai; e pelas suas mãos o cumpriu, dizendo:"

Explicação

Este versículo é uma declaração de louvor feita por Salomão ao iniciar a dedicação do Templo em Jerusalém. Ele reconhece que Deus é o Senhor, o Deus de Israel, e exalta o fato de que Deus falou diretamente com seu pai, o Rei Davi. Salomão também celebra que Deus não apenas prometeu, mas também ajudou Davi a realizar algo notável – provavelmente a conquista e a preparação para a construção do Templo. Essencialmente, Salomão está atribuindo a glória a Deus por Sua fidelidade em cumprir Suas palavras e em capacitar Seu povo para realizar Seus propósitos.

Contexto Histórico

O versículo ocorre em 2 Crônicas 6:4, durante a cerimônia de dedicação do Templo que Salomão construiu em Jerusalém, conforme o plano de seu pai, o Rei Davi. Este evento aconteceu por volta do século X a.C. Salomão está prestes a fazer uma longa oração, abençoando a Deus e dedicando o Templo. O contexto é de grande celebração nacional e religiosa, após a conclusão da obra que levou sete anos. A menção a Davi evoca a linhagem real e o legado de fé estabelecido por ele para a nação de Israel, enfatizando a continuidade do plano divino.

Aplicação Prática

Podemos aplicar este versículo reconhecendo que todas as nossas conquistas e capacidades vêm de Deus. Assim como Salomão louvou a Deus pela fidelidade e capacitação concedida a Davi, nós também devemos louvar a Deus pelas promessas cumpridas em nossas vidas e pelos dons que Ele nos deu para realizar Seus propósitos. Devemos nos lembrar que Deus age através de pessoas escolhidas para cumprir Seus planos. Ao enfrentar desafios ou ao concluir projetos importantes, é fundamental lembrar de atribuir a glória a Deus e reconhecer que Ele é quem nos capacita e sustenta em todas as nossas empreitadas, honrando assim a fé e os planos divinos.

Termos-Chave

Davi meu pai

Refere-se ao Rei Davi, pai de Salomão, que teve o plano e a intenção de construir o Templo, mas foi impedido por Deus, tendo Salomão como o executor.

SENHOR Deus de Israel

O Deus soberano e pessoal que escolheu Israel como Seu povo escolhido.

pelas suas mãos o cumpriu

Significa que Deus não apenas falou, mas também deu a Davi a capacidade e os meios para realizar o que foi prometido ou ordenado, neste caso, a preparação e obra para o Templo.

Versículos Relacionados

Gênesis 38:9

"Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão."

Gênesis 38:10

"E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou."

Gênesis 10:6

"E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã."

Gênesis 10:10

"E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar."