Buscar

Explicação

2 Reis 13:12

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Ora, o mais dos atos de Jeoás, e tudo quanto fez, e o seu poder, com que pelejou contra Amazias, rei de Judá, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?"

Explicação

Este versículo, proferido por um autor bíblico desconhecido, aponta para o registro histórico das ações do rei Jeoás de Israel, especificamente suas batalhas contra Amazias, rei de Judá. Ele sugere que os feitos e a força de Jeoás foram documentados nas crônicas oficiais dos reis de Israel. A mensagem principal é que as ações dos líderes, tanto boas quanto más, são registradas e servem como testemunho histórico, influenciando a narrativa do povo de Deus e servindo como lição para as gerações futuras. O versículo destaca a importância da história e da memória para entender o reinado e o legado dos monarcas.

Contexto Histórico

O versículo 2 Reis 13:12 situa-se no contexto do Reino Dividido de Israel (Norte) e Judá (Sul) em meados do século VIII a.C. Jeoás (Yoash) foi um rei de Israel que governou numa época de conflitos com o reino vizinho de Judá. Amazias, rei de Judá, foi seu contemporâneo. O livro de 2 Reis narra a história dos reis de ambos os reinos, frequentemente mencionando 'o livro das crônicas dos reis de Israel' ou 'de Judá' como fonte de informação. Estes eram os anais oficiais dos reinados, que detalhavam eventos importantes, guerras e linhagens reais, similares a registros históricos modernos.

Aplicação Prática

Podemos aplicar este versículo lembrando que nossas ações e decisões, como as dos reis da antiguidade, deixam um legado. Embora as crônicas divinas sejam invisíveis para nós, a Bíblia registra as consequências de nossas escolhas. Na vida moderna, isso nos incentiva a viver de forma íntegra e responsável, sabendo que nossas ações impactam aqueles ao nosso redor e futuras gerações. Assim como os atos de Jeoás foram registrados, nossas vidas cristãs devem ser um testemunho do poder transformador de Deus, servindo de inspiração e advertência, baseadas nas Escrituras.

Termos-Chave

Poder

Refere-se à sua força militar e capacidade de travar e vencer batalhas.

Jeoás

Rei de Israel que reinou por 16 anos, sucedendo seu pai Joacaz.

Amazias

Rei de Judá que sucedeu seu pai Joás e foi derrotado por Jeoás de Israel.

Livro das crônicas dos reis de Israel

Os registros históricos oficiais do reino de Israel, que documentavam os reinados e eventos significativos. Considerados a fonte principal para os livros de Reis e Crônicas.

Versículos Relacionados

Ezequiel 17:5

"Tomou da semente da terra, e a lançou num solo frutífero; tomando-a, colocou-a junto às muitas águas, plantando-a como salgueiro."

Ezequiel 17:12

"Dize agora à casa rebelde: Não sabeis o que significam estas coisas? Dize: Eis que veio o rei de Babilônia a Jerusalém, e tomou o seu rei e os seus príncipes, e os levou consigo para Babilônia."

Ezequiel 46:19

"Depois disto me trouxe pela entrada que estava ao lado da porta, às câmaras santas dos sacerdotes, que olhavam para o norte; e eis que ali havia um lugar nos fundos extremos, para o lado do ocidente."