Buscar

Explicação

2 Samuel 12:7

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;"

Explicação

O profeta Natã confronta o Rei Davi após este ter cometido adultério com Bate-Seba e mandado matar Urias, o marido dela. Natã utiliza uma parábola para expor o pecado de Davi, e quando o rei declara que o homem da história merece a morte, Natã o identifica diretamente: "Tu és este homem". Natã então afirma que Deus, que escolheu e protegeu Davi como rei de Israel, está ciente de sua transgressão. O versículo marca um momento crucial de confrontação divina e pessoal, onde a soberania e o conhecimento de Deus sobre os atos de Seu servo são revelados, preparando o cenário para o arrependimento de Davi.

Contexto Histórico

Este evento ocorre no reinado de Davi, por volta do século X a.C., em Jerusalém. Davi, um rei valorizado por Deus, cometeu pecados graves: adultério com Bate-Seba e assassinato de Urias. Para lidar com essa situação, Deus envia o profeta Natã. Natã usa uma parábola com um homem rico roubando a ovelha de um homem pobre para ilustrar a injustiça e crueldade do ato de Davi, apelo à sua consciência e senso de justiça. A unção de Davi por Deus e sua proteção contra Saul são lembradas para enfatizar a magnitude de sua desobediência para com Aquele que o elevou.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a importância da responsabilidade pessoal e da prestação de contas. Mesmo aqueles em posições de poder ou que Deus tem abençoado grandemente, não estão isentos de suas ações. Devemos estar abertos à correção profética e ao autoexame honesto diante de Deus. Quando confrontados com nossos erros, seja por conselheiros, pela Palavra de Deus ou pela voz do Espírito Santo, a resposta correta é o arrependimento. Reconhecer que Deus vê tudo e que Ele nos ungiu e nos deu dons, exige que vivamos de acordo com Sua vontade, buscando Sua graça para superar as falhas.

Termos-Chave

Davi

Segundo rei de Israel, conhecido por sua fé e também por seus pecados.

Natã

Profeta enviado por Deus para confrontar o Rei Davi.

Ungi rei

A cerimônia de unção com óleo, simbolizando a escolha e capacitação divina para reinar.

SENHOR Deus de Israel

O nome de Deus, enfatizando Sua aliança e soberania sobre a nação.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:11

"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi."

Gênesis 1:13

"E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro."

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 1:15

"E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."