Buscar

Explicação

2 Samuel 3:7

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E tinha tido Saul uma concubina, cujo nome era Rispa, filha de Aiá; e disse Is-Bosete a Abner: Por que possuíste a concubina de meu pai?"

Explicação

Este versículo retrata um momento de tensão após a morte do Rei Saul. Is-Bosete, um filho de Saul que se tornou rei, confronta Abner, seu principal general. A acusação de Is-Bosete é sobre Abner ter se relacionado com Rispa, uma concubina de seu falecido pai, Saul. Na cultura hebraica da época, o ato de um homem possuir a concubina de um rei morto era visto como uma reivindicação de autoridade ou proximidade com o trono, e poderia até simbolizar uma intenção de assumir o poder. Is-Bosete se sente ameaçado e desrespeitado por essa ação de Abner.

Contexto Histórico

O versículo ocorre durante o período turbulento após a morte do Rei Saul e seu filho Jônatas na batalha contra os filisteus. Israel estava dividido, com Is-Bosete reinando sobre algumas tribos no norte, enquanto Davi era ungido rei e governava em Hebrom, no sul. Abner era o comandante do exército de Saul e, após a morte de Saul, ele era quem efetivamente detinha o poder em Israel, apoiando Is-Bosete. A posse de uma concubina real era um assunto de grande significado político e simbolicamente representava a transferência de poder ou uma afronta direta à legitimidade do sucessor. A pergunta de Is-Bosete revela sua insegurança e a fragilidade de sua posição.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a importância do respeito às autoridades e aos legados deixados. Embora as práticas culturais modernas sejam diferentes, o princípio de honrar os que vieram antes de nós e de agir com integridade em relação aos seus bens ou posições permanece. Em um contexto moderno, podemos aplicar isso ao respeitarmos as estruturas familiares, as instituições e os papéis estabelecidos, evitando ações que possam ser interpretadas como desrespeitosas ou usurpadoras. Profissionalmente, isso se traduz em não tentar minar ou apropriar-se indevidamente do trabalho ou posição de colegas, mas sim buscar o crescimento através de mérito e ética. Espiritualmente, devemos honrar o legado de fé deixado por outros e não tentar 'assumir' a posição de Deus em nossas vidas ou na vida de outros.

Termos-Chave

Saul

O primeiro rei de Israel, pai de Is-Bosete e Jônatas.

Abner

Comandante do exército de Saul e uma figura poderosa em Israel após a morte de Saul.

Rispa

Filha de Aiá, concubina do Rei Saul.

Concubina

Uma esposa secundária, com status inferior à esposa principal, mas ainda assim reconhecida e com certos direitos.

Is-Bosete

Um dos filhos de Saul, que governou Israel por um curto período após a morte de seu pai.

Versículos Relacionados

Gênesis 21:24

"E disse Abraão: Eu jurarei."

Gênesis 21:26

"Então disse Abimeleque: Eu não sei quem fez isto; e também tu não mo fizeste saber, nem eu o ouvi senão hoje."

Gênesis 21:27

"E tomou Abraão ovelhas e vacas, e deu-as a Abimeleque; e fizeram ambos uma aliança."

Gênesis 21:29

"E Abimeleque disse a Abraão: Para que estão aqui estas sete cordeiras, que puseste à parte?"