Buscar

Explicação

Deuteronômio 15:8

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade."

Explicação

Deuteronômio 15:8 nos ensina sobre a importância de ser generoso e compassivo com aqueles que estão em necessidade, especialmente os pobres. Deus ordena que, ao se deparar com alguém em dificuldade que precise de um empréstimo, devemos abrir nossa mão livremente, sem relutância. A ênfase não é apenas em dar, mas em dar com disposição e suficiência para suprir a necessidade específica da pessoa, permitindo que ela possa se reerguer e viver com dignidade. Este versículo faz parte de um contexto maior no livro de Deuteronômio que trata de leis e princípios para a vida do povo de Israel em sua nova terra, com um forte foco na justiça social e no cuidado com os vulneráveis.

Contexto Histórico

Este versículo foi escrito por Moisés durante o período em que os israelitas se preparavam para entrar na Terra Prometida, após 40 anos no deserto. É parte do discurso final de Moisés ao povo, reafirmando as leis e estatutos de Deus. Contextualmente, Israel estava prestes a se estabelecer em uma terra onde a agricultura e o comércio seriam centrais. A lei do sábado (de 7 anos) para a terra, mencionada anteriormente no capítulo, criava um ciclo econômico que poderia levar alguns à pobreza. Portanto, este mandamento servia como um mecanismo social para garantir que os mais necessitados pudessem ter acesso a recursos emprestados, para que não houvesse necessitados entre eles.

Aplicação Prática

Em nossa vida moderna, Deuteronômio 15:8 nos desafia a ir além da caridade superficial e a exercitar uma generosidade ativa e atenciosa. Isso significa não apenas doar dinheiro ou bens, mas também oferecer ajuda prática e emprestar recursos quando possível, sem esperar retorno imediato ou com juros excessivos. Podemos aplicar isso apoiando amigos em dificuldades financeiras, contribuindo para organizações que ajudam os pobres, ou oferecendo nossa expertise profissional para quem precisa. A chave é a disposição em "abrir a mão" e suprir a necessidade real, demonstrando o amor de Deus através de nossas ações compassivas e justas, promovendo a dignidade e o bem-estar do próximo.

Termos-Chave

Emprestar

Confiar algo a alguém com a expectativa de que seja devolvido, mas neste contexto, com foco em suprir a carência.

Livremente

Com boa vontade, sem hesitação, sem relutância ou desagrado.

Necessidade

A condição de carência ou falta de algo essencial para o bem-estar ou sobrevivência.

Abrir a mão

Ser generoso, liberal e disposto a ajudar financeiramente ou com recursos.

Versículos Relacionados

Êxodo 8:26

"E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao SENHOR nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles?"

Êxodo 8:29

"E Moisés disse: Eis que saio de ti, e orarei ao SENHOR, que estes enxames de moscas se retirem amanhã de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; somente que Faraó não mais me engane, não deixando ir a este povo para sacrificar ao SENHOR."

1 Samuel 30:28

"E aos de Aroer, e aos de Sifmote, e aos de Estemoa,"

1 Samuel 30:31

"E aos de Hebrom, e a todos os lugares em que andara Davi, ele e os seus homens."