Buscar

Explicação

Deuteronômio 27:13

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E estes estarão sobre o monte Ebal para amaldiçoar: Rúben, Gade, e Aser, e Zebulom, Dã e Naftali."

Explicação

Este versículo descreve uma instrução dada por Moisés ao povo de Israel. Após entrarem na Terra Prometida, eles deveriam realizar uma cerimônia solene em dois montes: Gerizim e Ebal. O monte Ebal era designado para pronunciar maldições contra aqueles que desobedecessem aos mandamentos de Deus. As tribos listadas (Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali) foram designadas para anunciar essas maldições, contrastando com outras tribos que proclamariam as bênçãos no monte Gerizim. O propósito era reforçar a importância da lei e as consequências da desobediência, chamando Israel à fidelidade.

Contexto Histórico

Este capítulo de Deuteronômio faz parte das instruções finais de Moisés a Israel antes de entrarem na Terra Prometida, conforme narrado no livro. O ato de amaldiçoar e benzer em dois montes opostos, Gerizim e Ebal, era um ritual simbólico para selar o pacto com Deus. Representava o caminho da vida (bênçãos) e da morte (maldições) que Israel teria diante de si com base em sua obediência ou desobediência à Lei de Deus. As tribos mencionadas provavelmente representavam grupos específicos que habitariam em certas regiões da terra prometida, ou associações familiares.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos lembra da realidade do pecado e suas consequências, bem como da fidelidade de Deus às Suas promessas. Embora como cristãos sejamos salvos pela graça através de Jesus Cristo, que levou sobre Si as maldições por nós, ainda enfrentamos as consequências naturais da desobediência em nossas vidas. Precisamos examinar nossas ações e atitudes, reconhecendo que nossas escolhas têm impacto. A lição é sobre a importância de vivermos em conformidade com os ensinamentos de Deus, buscando a retidão e o arrependimento quando falhamos, confiando na misericórdia divina.

Termos-Chave

Maldição

Uma declaração ou invocação de punição divina ou desgraça sobre alguém ou algo, geralmente em resposta à desobediência.

Monte Ebal

Um dos dois montes mencionados em Deuteronômio 27, designado para a proclamação das maldições.

Pacto com Deus

Um acordo solene entre Deus e Seu povo, estabelecendo direitos e responsabilidades mútuas.

Tribos de Israel

As doze tribos descendentes de Jacó (Israel), que formavam o povo escolhido de Deus no Antigo Testamento.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:1

"NO princípio criou Deus os céus e a terra."

Gênesis 1:10

"E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom."

Gênesis 2:2

"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito."

Gênesis 1:5

"E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."