Buscar

Explicação

Deuteronômio 6:13

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás."

Explicação

Este versículo de Deuteronômio ensina sobre a exclusividade da adoração devida a Deus. Ele nos chama a ter um profundo respeito e reverência ('temerás') pelo SENHOR, nosso Deus, a dedicar nossa vida e ações ao Seu serviço ('servirás') e a firmar nossos compromissos e juramentos em Seu nome ('pelo seu nome jurarás'). A mensagem central é que Deus é supremo e deve ser o foco único de nossa devoção e lealdade. Isso se encaixa no contexto do livro de Deuteronômio, onde Moisés relembra os israelitas da aliança com Deus, enfatizando a importância de obedecer aos Seus mandamentos na terra prometida, para que tudo corra bem.

Contexto Histórico

Deuteronômio foi escrito no final da jornada de 40 anos dos israelitas no deserto, pouco antes de entrarem na Terra Prometida. Moisés estava instruindo a nova geração, que não tinha presenciado os milagres do Êxodo. O contexto cultural era de um mundo politeísta, onde os povos vizinhos adoravam muitos deuses. Neste cenário, o mandamento de temer, servir e jurar somente pelo SENHOR, o único Deus verdadeiro, era crucial para manter a identidade e a aliança do povo de Israel com seu Deus. Era uma forma de protegê-los da idolatria e da corrupção religiosa das nações ao redor, garantindo sua unidade e bênção divina.

Aplicação Prática

Na vida moderna, temer a Deus significa reconhecer Sua santidade e poder, tendo um respeito profundo por Sua vontade e palavras, em vez de viver com medo de punição. Servir a Deus se traduz em dedicar nossos talentos, tempo e recursos aos Seus propósitos, seja na igreja, na comunidade ou em nossas profissões. Jurar pelo nome de Deus nos lembra da seriedade do compromisso e da importância da honestidade em nossas palavras. Aplicar este versículo significa priorizar Deus em todas as áreas da vida, tomando decisões que O honrem e mantendo a integridade em nossos relacionamentos e promessas, permitindo que Sua justiça e amor guiem nossas ações.

Termos-Chave

Jurarás

Refere-se a fazer um juramento ou promessa solene invocando o nome de Deus, o que sublinha a importância da honestidade e do compromisso.

Temerás

Significa ter reverência, respeito profundo e admiração por Deus, reconhecendo Sua santidade e soberania.

Servirás

Implica dedicar-se a Deus, obedecendo Seus mandamentos e usando os dons e recursos para Seus propósitos.

Versículos Relacionados

Josué 2:5

"E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis."

Êxodo 36:12

"Cinqüenta laçadas fez numa cortina, e cinqüenta laçadas fez numa extremidade da cortina, que se ligava com a segunda; estas laçadas eram contrapostas uma a outra."

Êxodo 23:23

"Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei."