Buscar

Explicação

Deuteronômio 6:16

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá; 17 Diligentemente guardareis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado."

Explicação

Este versículo de Deuteronômio adverte contra testar a Deus, referindo-se a um incidente específico em Massá. A mensagem central é que, em vez de desafiar ou duvidar da fidelidade e do poder de Deus, os israelitas deviam obedecer diligentemente aos Seus mandamentos, testemunhos e estatutos. Isso significa confiar em Deus em todas as circunstâncias, mesmo em tempos de dificuldade ou incerteza, e honrá-Lo através da obediência aos Seus preceitos. A obediência é apresentada como a demonstração prática de sua fé e confiança no Senhor, fortalecendo sua aliança com Ele.

Contexto Histórico

Deuteronômio foi escrito no final do período de peregrinação de 40 anos dos israelitas no deserto, antes de entrarem na Terra Prometida. Massá (e Meribá) foi um local onde os israelitas, sofrendo com a sede, clamaram contra Moisés e tentaram a Deus, duvidando se Ele estava ou não com eles (Êxodo 17:1-7; Números 20:1-13). Esta recaída na incredulidade, apesar das recentes manifestações do poder de Deus no Egito e no deserto, é usada aqui como um exemplo negativo. Moisés está recapitulando a lei e a história de Israel, instruindo a nova geração a não repetir os erros do passado, mas a andar em fidelidade a Deus.

Aplicação Prática

Na vida moderna, 'tentar a Deus' pode se manifestar como ceticismo, incredulidade persistente ou exigências irrazoáveis para que Deus prove Seu poder antes de acreditarmos ou obedecermos. Em vez disso, somos chamados a viver pela fé, confiando em Deus mesmo quando as circunstâncias são difíceis ou incompreensíveis. Isso se traduz em obedecer aos Seus mandamentos não por medo ou por exigir 'provas', mas por amor e confiança em Sua bondade e sabedoria. Aplicar este versículo significa cultivar uma atitude de submissão confiante à vontade de Deus, honrando-o através das nossas ações e reconhecendo que Ele é fiel, mesmo quando não O compreendemos completamente.

Termos-Chave

Massá

Um local no deserto onde os israelitas murmuraram contra Deus por falta de água, questionando Sua presença.

Estatutos

Decretos ou regulamentos divinos, muitas vezes relacionados a práticas específicas.

Tentareis

Desafiar, testar a limites, duvidar da fidelidade ou poder de Deus.

Mandamentos

As leis e ordens dadas por Deus ao povo de Israel.

Testemunhos

Leis ou mandamentos que testificam ou demonstram o caráter e a vontade de Deus.

Versículos Relacionados

Levítico 20:11

"E o homem que se deitar com a mulher de seu pai descobriu a nudez de seu pai; ambos certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles."

Gênesis 36:15

"Estes são os príncipes dos filhos de Esaú: os filhos de Elifaz, o primogênito de Esaú, o príncipe Temã, o príncipe Omar, o príncipe Zefô, o príncipe Quenaz."

Números 20:10

"E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?"

Números 12:8

"Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?"