Buscar

Explicação

Êxodo 28:8

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido."

Explicação

Em Êxodo 28:8, Deus está instruindo Moisés sobre como fazer as vestes sacerdotais para Arão. Especificamente, o cinto (ou faixa) que seria usado com o éfode (uma espécie de colete ornamentado) devia ser feito com materiais luxuosos e cores específicas: ouro, fios azuis, roxos e vermelhos, e linho fino. Essa vestimenta não era apenas para beleza, mas também indicava a santidade, a autoridade e a importância do sacerdote ao representar o povo diante de Deus. A obra detalhada e os materiais nobres sublinhavam a seriedade e o respeito devidos ao serviço de adoração a Deus no Antigo Testamento.

Contexto Histórico

Este versículo faz parte de uma descrição extensa das vestes do sumo sacerdote em Êxodo 28, que ocorreu durante o período em que os israelitas estavam no deserto, após saírem do Egito e receberem a Lei no Monte Sinai. As vestes eram elaboradas sob a direção divina para serem usadas especificamente no Tabernáculo, o local de adoração móvel. Os materiais preciosos como ouro e as cores vibrantes (azul, púrpura, carmesim) eram importados e caros, refletindo a glória e a majestade de Deus. O cinto, feito com obra esmerada, segurava o éfode, enfatizando a unidade e a solidez do ofício sacerdotal e do povo que ele representava.

Aplicação Prática

Embora não usemos mais vestes litúrgicas literais como no Antigo Testamento, o princípio de vestir o sacerdócio com dignidade e honra permanece. Para os cristãos, que são considerados um sacerdócio real (1 Pedro 2:9), a ideia é adornar nossa vida com as qualidades espirituais que honram a Deus: pureza (linho fino), fidelidade e amor pelo divino (ouro), e um compromisso com a verdade e a realeza de Cristo (azul, púrpura, carmesim). Devemos nos apresentar a Deus em espírito e verdade, com reverência e santidade, refletindo a glória de Deus em nossas ações e devoção.

Termos-Chave

Ouro

Metal precioso associado à realeza, valor, glória e santidade divina.

Éfode

Uma vestimenta sacerdotal semelhante a um colete, usada pelo sumo sacerdote, que continha o peitoral com as pedras Urim e Tumim.

Obra esmerada

Indica um trabalho habilidoso, ricamente detalhado e de alta qualidade, feito com precisão.

Linho fino torcido

Um tecido de alta qualidade, associado à pureza, justiça e santidade, usado em vestes litúrgicas.

Azul, púrpura e carmesim

Cores simbólicas que frequentemente representavam realeza, riqueza e sacrifício.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:12

"E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:15

"E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."

Gênesis 1:17

"E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,"

Gênesis 1:22

"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."