Buscar

Explicação

Êxodo 29:32

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E Arão e seus filhos comerão a carne deste carneiro, e o pão que está no cesto, à porta da tenda da congregação."

Explicação

Êxodo 29:32 descreve um rito específico após a consagração de Arão e seus filhos como sacerdotes. Eles eram instruídos a comer a carne do carneiro da oferta e o pão sem fermento, que fazia parte da oferta, na entrada da Tenda da Congregação. Isso simbolizava que eles participavam da provisão e da comunhão oferecidas a Deus, e que seu ministério estava diretamente ligado à presença de Deus. Comer nesses locais sagrados era um privilégio e uma responsabilidade, significando que o sustento e a conexão deles com Deus vinham através dos ritos instituídos. Era um ato tangível de sua ordenação e de seu serviço contínuo.

Contexto Histórico

Este versículo faz parte das detalhadas instruções de Deus a Moisés para a consagração dos sacerdotes levitas, especificamente Arão e seus filhos, conforme descrito no capítulo 29 de Êxodo. Ocorreu após a saída do Egito e durante o período em que o Tabernáculo (Tenda da Congregação) estava sendo construído e estabelecido como o centro da adoração a Israel. O ato de comer a carne do sacrifício e o pão na entrada do santuário era uma prática comum que selava a comunhão entre Deus, o sacerdote e o povo. Simbolizava a aceitação da oferta por Deus e a responsabilidade do sacerdote em representar o povo perante Ele.

Aplicação Prática

Embora não realizemos mais sacrifícios de animais como os descritos, o princípio de participar da provisão e da comunhão de Deus permanece. Na vida cristã moderna, isso se traduz em 'comer' do Pão da Vida (Jesus) e participar da Ceia do Senhor, onde celebramos a comunhão com Cristo e uns com os outros. A 'carne' e o 'pão' do versículo apontam para Jesus, nosso sacrifício e sustento espiritual. Nossa participação nesses ritos sagrados nos lembra de nossa ordenação como sacerdotes espirituais (1 Pedro 2:9) e de nossa dependência contínua da graça e do perdão de Deus, encontrados em Cristo.

Termos-Chave

Pão

Neste contexto, pão ázimo (sem fermento), parte da oferta de consagração, simbolizando pureza e a pressa da ordenação.

Arão

Irmão de Moisés e primeiro Sumo Sacerdote de Israel.

Carneiro

Um tipo de ovelha, usado aqui como parte de uma oferta sacrificial.

Tenda da Congregação

O santuário móvel, o Tabernáculo, onde Deus habitava entre os israelitas no deserto.

Versículos Relacionados

Gênesis 3:8

"E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim."

Gênesis 3:1

"ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?"

Gênesis 1:25

"E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 3:2

"E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,"