Explicação
Êxodo 37:7
Almeida Corrigida e Fiel (ACF)
Versículo
"Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, nas duas extremidades do propiciatório."
Explicação
Este versículo descreve a criação de dois querubins de ouro, feitos de metal martelado, que foram colocados nas extremidades superiores da Arca da Aliança, especificamente sobre o propiciatório. Os querubins eram figuras angelicais com asas que, neste contexto, pareciam estar voltadas uma para a outra, cobrindo o propiciatório com suas asas. Sua presença simbolizava a cobertura divina sobre a Arca, que continha os mandamentos de Deus, e indicava a proximidade e vigilância de Deus sobre seu povo, além de servirem como ponto focal para a adoração e a comunicação entre Deus e Moisés durante suas instruções.
Contexto Histórico
O versículo faz parte das detalhadas instruções dadas por Deus a Moisés no Monte Sinai para a construção do Tabernáculo, o santuário móvel para os israelitas durante seu êxodo no deserto. O propiciatório (ou tampa) da Arca era feito de ouro puro e os querubins eram parte integrante de seu design, moldados a partir do mesmo ouro. A obra batida, ou martelada, enfatizava a habilidade artística e o valor dos materiais. Esses elementos eram cruciais, pois a Arca representava a presença de Deus entre os israelitas e o propiciatório era o local onde a expiação pelo pecado era efetuada anualmente pelo Sumo Sacerdote, simbolizando a santidade e a justiça de Deus.
Aplicação Prática
Na vida moderna, os querubins sobre o propiciatório nos lembram que Deus é santo, justo e acessível através da expiação. Embora não construamos mais um tabernáculo físico, a presença de Deus é hoje manifestada em Cristo e no Espírito Santo. Podemos aplicar este versículo lembrando que Deus está acessível a nós através da fé em Jesus, que é nosso propiciatório e Sumo Sacerdote. A presença dos querubins também nos desafia a manter um senso de reverência e santidade em nossa adoração, reconhecendo que nos aproximamos de um Deus santo e que Sua presença está conosco, guiando e protegendo, especialmente em momentos de comunhão e oração.
Termos-Chave
Ouro
Metal precioso, símbolo de pureza, realeza e valor celestial.
Querubins
Seres celestiais ou angelicais, frequentemente descritos guardando ou servindo a Deus.
Obra Batida
Feito por marteladas ou trabalho manual especializado em metal.
Propiciatório
A tampa da Arca da Aliança, o local de expiação e trono de misericórdia de Deus.
Versículos Relacionados
Êxodo 34:29
"E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele."
Êxodo 34:22
"Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano."
Êxodo 34:23
"Três vezes ao ano todos os homens aparecerão perante o Senhor DEUS, o Deus de Israel;"
Êxodo 38:1
"FEZ também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados a sua largura, era quadrado; e de três côvados a sua altura."