Buscar

Explicação

Jó 7:1

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"PORVENTURA não tem o homem guerra sobre a terra? E não são os seus dias como os dias do jornaleiro?"

Explicação

Este versículo, falado por Jó, expressa a profunda dificuldade e o sofrimento da vida humana. Jó compara a existência terrena com uma batalha constante e difícil, onde os dias são árduos e passageiros como os de um trabalhador diarista, que trabalha arduamente por um pagamento diário, antecipando o fim do seu labor. Ele questiona se a vida não é inerentemente repleta de lutas e dificuldades. A mensagem central é sobre a natureza laboriosa e muitas vezes dolorosa da jornada humana, marcada por desafios e pela espera pelo alívio ou pelo fim de um dia de trabalho exaustivo, refletindo o desespero de Jó diante de suas provações.

Contexto Histórico

O Livro de Jó é considerado um dos mais antigos livros poéticos e sapienciais da Bíblia Hebraica, possivelmente escrito durante o período patriarcal ou no exílio babilônico. Jó era um homem justo e próspero que sofreu perdas devastadoras – familiares, bens e saúde. O versículo em questão surge no início do diálogo de Jó com seus amigos, onde eles tentam explicar seu sofrimento. Culturalmente, o 'jornaleiro' (ou 'servo` por um dia') era comum, um trabalhador que recebia seu pagamento ao final de cada dia, vivendo constantemente na expectativa do fim do labor diário, o que simboliza a efemeridade e a dureza da vida em tempos antigos, onde a sobrevivência era uma luta diária.

Aplicação Prática

Na vida moderna, Jó 7:1 nos lembra que o sofrimento, as lutas e os momentos de exaustão são experiências humanas comuns. Ele nos convida a reconhecer que a vida, embora cheia de alegrias, também é um caminho de desafios que podem nos fazer ansiar pelo descanso. Assim como o jornaleiro aguarda o fim do dia, podemos aprender a perseverar através das dificuldades, confiando que há um propósito maior e que o descanso e a restauração virão. Este versículo nos encoraja a não desanimar diante das tribulações, mas a buscar força em Deus, lembrando que nossa jornada terrena é temporária e que a esperança final reside na eternidade, onde o 'trabalho' e o sofrimento cessarão.

Termos-Chave

Dias

Representa o curso da vida, o tempo de existência de uma pessoa.

Homem

Refere-se à humanidade em geral, à condição mortal e às suas lutas existenciais.

Guerra

No contexto, refere-se a batalhas árduas, lutas e sofrimentos inerentes à condição humana, não necessariamente um conflito bélico.

Jornaleiro

Trabalhador contratado por um dia, que recebe seu pagamento ao final do expediente, simbolizando uma vida de trabalho árduo e espera pelo alívio diário.

Versículos Relacionados

Êxodo 28:7

"Terá duas ombreiras que se unam às suas duas extremidades, e assim se unirá."

Levítico 22:4

"Ninguém da descendência de Arão que for leproso ou tiver fluxo comerá das coisas sagradas, até que seja limpo; como também o que tocar alguma coisa imunda por causa de um morto ou aquele com quem se der a emissão do sêmen;"

Números 20:13

"São estas as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e o SENHOR se santificou neles."

Levítico 27:21

"Porém, havendo o campo saído livre no Ano do Jubileu, será santo ao SENHOR, como campo consagrado; a posse dele será do sacerdote."