Buscar

Explicação

Josué 11:13

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Tão-somente não queimaram os israelitas as cidades que estavam sobre os seus outeiros; a não ser Hazor, a qual Josué queimou."

Explicação

Este versículo, Josué 11:13, descreve que, após uma grande vitória militar, os israelitas, em geral, não incendiaram as cidades que estavam em terraços ou colinas. A exceção notável foi a cidade de Hazor, que Josué deliberadamente mandou queimar. A implicação é que a maioria das cidades conquistadas foi poupada de destruição total, talvez para ser habitada pelos israelitas ou usada de outra forma, mas Hazor foi tratada com severidade por razões específicas, possivelmente por sua importância estratégica ou por ter sido o centro da resistência inimiga. Isso mostra uma abordagem estratégica e direcionada na conquista e ocupação da terra.

Contexto Histórico

Este versículo ocorre após a bem-sucedida campanha militar de Josué contra uma grande coalizão de reis cananeus liderada por Jabim, rei de Hazor, conforme descrito nos versículos anteriores de Josué 11. A batalha ocorreu na região norte de Canaã. Culturalmente, a destruição de cidades conquistadas era uma prática comum em guerras antigas para eliminar a resistência e assegurar o controle territorial. Israel, ao poupar a maioria das cidades, demonstra uma abordagem pragmática, possivelmente para assentar seu povo nas terras conquistadas, enquanto a destruição de Hazor simboliza a erradicação completa de um centro de poder hostil e idolatria, cumprindo as ordens divinas de não fazer alianças com os habitantes originais.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos ensina sobre a importância de discernimento e estratégia em nossas batalhas espirituais. Nem toda 'cidade' (ou área de influência, hábito, ou mentalidade pecaminosa) precisa ser completamente destruída de uma vez, mas algumas, como 'Hazor', requerem uma abordagem decisiva e total. Isso nos encoraja a não ser excessivamente destrutivos em nossas próprias vidas ou no julgamento dos outros, mas a focar nossos esforços nas 'Hazors' espirituais que representam principal resistência à vontade de Deus em nossas vidas ou na sociedade. Devemos ter sabedoria para saber quando reter e quando destruir, sempre buscando a liderança divina para nossas ações.

Termos-Chave

Hazor

Uma importante cidade-estado cananeia, centro de uma coalizão contra Israel, que foi conquistada e destruída por Josué.

Outeiros

Colinas ou elevações de terra, onde muitas cidades antigas eram construídas por razões defensivas ou culturais.

Canaaneus

Os habitantes originais da terra de Canaã, frequentemente descritos na Bíblia como praticantes de idolatria e rituais hostis a Deus.

Israelitas

O povo escolhido por Deus, descendente de Abraão, Isaque e Jacó, que estava conquistando a terra prometida de Canaã.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:11

"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi."

Gênesis 1:12

"E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:20

"E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus."