Buscar

Explicação

Josué 12:3

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E desde a campina até ao mar de Quinerete para o oriente, e até ao mar da campina, o Mar Salgado para o oriente, pelo caminho de Bete-Jesimote; e desde o sul, abaixo de Asdote-Pisga."

Explicação

Este versículo em Josué 12:3 descreve os limites geográficos das terras conquistadas pelos israelitas no lado oriental do rio Jordão, sob a liderança de Moisés e Josué. Ele delimita especificamente a extensão do território governado pelos reis derrotados, mencionando características geográficas como a campina, o mar de Quinerete (Mar da Galileia) e o Mar Salgado (Mar Morto), juntamente com pontos de referência como Bete-Jesimote e as encostas ao sul de Asdote-Pisga. Essencialmente, o versículo estabelece o domínio territorial conquistado, servindo como um registro importante da expansão de Israel para a Terra Prometida, demarcando as fronteiras orientais que eles passaram a controlar.

Contexto Histórico

O Livro de Josué narra a conquista de Canaã pelos israelitas após a saída do Egito. Josué 12.3 situa esses eventos no contexto da divisão das terras conquistadas no lado oriental do rio Jordão, antes da conquista de Canaã a oeste. Os reis mencionados aqui foram derrotados durante a travessia inicial para a Terra Prometida, e suas terras foram distribuídas às tribos de Rubem, Gade e à metade da tribo de Manassés. O versículo funciona como um resumo geográfico dessas conquistas, detalhando os limites estabelecidos para consolidar o território já obtido, servindo como um marco na jornada de Israel.

Aplicação Prática

Embora este versículo trate de conquistas territoriais antigas, a lição sobre definir fronteiras e reconhecer o que foi conquistado é aplicável hoje. Para os cristãos, isso pode simbolizar reconhecer e defender as verdades espirituais que Deus nos revelou e as bênçãos conquistadas por Cristo. Assim como os israelitas consolidaram seu território, devemos fortalecer nossa fé, estabelecendo limites saudáveis em nossas vidas para evitar influências negativas e defender o que Deus nos deu em termos de paz, alegria e propósito. Reconhecer as 'conquistas espirituais' fortalece nossa identidade em Cristo.

Termos-Chave

Mar Salgado

Nome antigo para o Mar Morto, um corpo de água hipersalina localizado entre Israel, a Jordânia e a Cisjordânia.

Asdote-Pisga

Uma cidade ou região situada nas encostas a leste do Mar Morto, associada à região de onde Moisés avistou a Terra Prometida.

Bete-Jesimote

Um local no lado oriental do rio Jordão, mencionado como um ponto de referência geográfico.

Mar de Quinerete

Nome antigo para o Mar da Galileia, um lago de água doce no norte de Israel.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:4

"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."

Gênesis 1:5

"E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."

Gênesis 1:6

"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas."