Buscar

Explicação

Josué 20:6

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E habitará na mesma cidade, até que compareça em juízo perante a congregação, até que morra o sumo sacerdote que houver naqueles dias; então o homicida voltará, e virá à sua cidade e à sua casa, à cidade de onde fugiu."

Explicação

Em Josué 20:6, Deus estabeleceu um sistema de proteção para aqueles que matavam alguém acidentalmente. Essas pessoas eram chamadas a fugir para uma das 'cidades de refúgio' designadas. Lá, elas poderiam viver em segurança, protegidas de vingadores, até que tivessem um julgamento justo perante a comunidade. Elas só poderiam retornar às suas casas e famílias depois que o Sumo Sacerdote em exercício morresse. Esta provisão servia para evitar derramamento de sangue inocente, garantindo justiça sem promover vingança cega, e mostrava a importância da vida e do devido processo legal na lei mosaica.

Contexto Histórico

Josué 20 descreve a instituição das seis cidades de refúgio, conforme ordenado por Deus a Moisés (Números 35). Este sistema era crucial na sociedade israelita antiga, onde a lei de 'olho por olho' poderia levar a ciclos de vingança. As cidades de refúgio serviam como um asilo legal para o 'homicida culposo', protegendo-o até que seu caso fosse examinado pela congregação local. A condição de só poder voltar após a morte do Sumo Sacerdote destaca a solenidade do cargo e a finalidade da expiação implícita, conectando a segurança do indivíduo à vida do líder espiritual da nação.

Aplicação Prática

Embora não tenhamos mais cidades de refúgio literais, o princípio de proteção, justiça e misericórdia ainda é relevante. Podemos aplicar isso reconhecendo a importância de processos legais justos e evitando julgamentos apressados ou vingança pessoal. Em um sentido espiritual, Jesus Cristo é nosso verdadeiro refúgio. Ele nos protege da justa ira de Deus contra o pecado. Ao nos rendermos a Ele, encontramos segurança eterna debaixo de Sua proteção, sendo libertados da condenação final, assim como o homicida era protegido até que seu tempo de exílio terminasse.

Termos-Chave

Congregação

A comunidade ou assembleia de Israel, que se reunia para julgamentos e assuntos importantes.

Sumo Sacerdote

O principal sacerdote em Israel, responsável por ofícios religiosos e um papel significativo na vida nacional.

Homicídio Culposo

Matar alguém acIDENTALmente, sem intenção premeditada.

Cidades de Refúgio

Seis cidades designadas em Israel para onde os acusados de homicídio involuntário podiam fugir para proteção legal.

Versículos Relacionados

Êxodo 26:18

"E farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas para o lado meridional."

Êxodo 26:19

"Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes e duas bases debaixo de outra tábua para os seus dois encaixes."

Êxodo 26:20

"Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para o lado norte,"

Números 22:19

"Agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o SENHOR me dirá."