Buscar

Explicação

Juízes 13:16

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Porém o anjo do SENHOR disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao SENHOR. Porque não sabia Manoá que era o anjo do SENHOR."

Explicação

Neste versículo, o anjo do Senhor se dirige a Manoá, pai de Sansão. Manoá, em sua hospitalidade, ofereceu pão ao anjo, tentando honrá-lo como faria com um convidado importante. No entanto, o anjo explica gentilmente que, como um ser divino, ele não se alimenta de comida terrena. Ele instrui Manoá a oferecer um sacrifício de holocausto ao Senhor em vez disso. A chave aqui é o último ponto: Manoá não reconheceu que estava falando com o próprio anjo de Deus, uma manifestação divina. Isso destaca a natureza sagrada e transcendente do mensageiro e a diferença entre a adoração a Deus e a honra prestada a seres humanos ou mesmo a anjos.

Contexto Histórico

O livro de Juízes descreve um período caótico na história de Israel, após a conquista da Terra Prometida, quando o povo frequentemente se afastava de Deus. A visita do anjo a Manoá ocorre durante este tempo de apostasia e opressão filistéia, quando Deus estava preparando a libertação através de Sansão. Manoá e sua esposa eram estéreis, e a visita angelical foi parte da promessa de um filho especial. A prática de oferecer sacrifícios de holocausto era central na adoração israelita, reservada para Deus, mostrando a distinção que o anjo fazia entre ser honrado como um homem e adorado como um representante divino.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina a discernir a quem devemos honrar e adorar. A adoração verdadeira e o sacrifício supremo são devidos apenas a Deus. Embora possamos honrar e respeitar as pessoas, incluindo servos de Deus, devemos evitar a idolatria ou a adoração de qualquer criatura, mesmo anjos. Devemos reconhecer a majestade e a santidade de Deus em todas as interações e buscar agradá-lo por meio dos atos de devoção que Ele prescreveu, como a oração, a adoração e a obediência à Sua Palavra. Reconhecer a presença divina, mesmo em formas inesperadas, nos chama à reverência.

Termos-Chave

Manoá

O pai de Sansão, um juiz de Israel que recebeu a visita de um anjo.

SENHOR

O nome divino de Deus em hebraico (YHWH), indicando Sua aliança e soberania.

Holocausto

Um sacrifício religioso oferecido a Deus em que o animal era completamente queimado na altar.

Anjo do SENHOR

Uma manifestação de Deus frequentemente interpretada como o próprio Deus ou um mensageiro divino com autoridade divina.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:1

"NO princípio criou Deus os céus e a terra."

Gênesis 1:2

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."

Gênesis 1:3

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz."