Buscar

Explicação

Juízes 6:34

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele."

Explicação

Este versículo descreve um momento crucial na narrativa de Gideão. Após Deus o ter chamado e Gideão ter pedido sinais específicos, o Espírito do Senhor poderosamente capacitou Gideão. Essa capacitação divina é descrita como sendo 'revestido' ou envolvido pelo Espírito. Com essa força e autoridade espiritual, Gideão tocou a buzina, um sinal para reunir os homens de sua tribo, os abiezritas, para a batalha. O versículo destaca a intervenção divina, onde Deus não apenas orienta, mas também equipa e lidera seu povo através do Seu Espírito para realizar Sua vontade, mesmo quando o líder escolhido inicialmente demonstrava hesitação.

Contexto Histórico

O livro de Juízes narra o período em que os israelitas, após a morte de Josué, frequentemente se afastavam de Deus e caíam sob o domínio de nações opressoras. Neste capítulo, os israelitas estavam a ser severamente oprimidos pelos midianitas. Gideão, pertencente à menor tribo de Manassés e da sua casa pareceria o menor, foi escolhido por Deus para libertá-los. O ato de tocar a buzina era um sinal militar comum na antiguidade para convocar tropas para a batalha. Os abiezritas eram provavelmente clãs ou sub-tribos de Manassés aos quais Gideão pertencia, reunindo-se sob sua liderança inspirada pelo Espírito.

Aplicação Prática

Este versículo ensina que, quando Deus nos chama para uma tarefa ou nos confronta com um desafio, Ele também nos capacita através do Seu Espírito Santo. Assim como Gideão sentiu o poder de Deus sobre ele, os cristãos hoje podem confiar que o Espírito de Deus os equipa com coragem, sabedoria e força para servir e enfrentar as dificuldades. A ação de Gideão, tocando a buzina, simboliza a importância de responder prontamente e de forma audível ao chamado de Deus e de reunir outros para o trabalho. Isso implica que não estamos sozinhos em nossas lutas, e que a orientação e o poder divinos são acessíveis para a liderança e execução da obra de Deus.

Termos-Chave

Buzina

Um instrumento de sopro, geralmente feito de chifre de carneiro, usado para sinalizar, convocar e, neste caso, para iniciar uma batalha.

Gideão

Um juiz de Israel, escolhido por Deus para libertar seu povo dos midianitas, conhecido por sua fé, embora inicial hesitação.

Revestiu

Neste contexto, significa cobrir, envolver ou possuir com poder; uma capacitação divina para uma tarefa específica.

Abiezritas

Membros da família ou clã de Abiezer, que eram parte da tribo de Manassés, à qual Gideão pertencia.

Espírito do Senhor

Refere-se à terceira pessoa da Trindade, Deus, que desce sobre pessoas específicas no Antigo Testamento para capacitá-las para tarefas especiais, como liderança e guerra.

Versículos Relacionados

Gênesis 24:50

"Então responderam Labão e Betuel, e disseram: Do SENHOR procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem."

Gênesis 24:51

"Eis que Rebeca está diante da tua face; toma-a, e vai-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR."

Gênesis 24:52

"E aconteceu que, o servo de Abraão, ouvindo as suas palavras, inclinou-se à terra diante do SENHOR."

Êxodo 22:9

"Sobre todo o negócio fraudulento, sobre boi, sobre jumento, sobre gado miúdo, sobre roupa, sobre toda a coisa perdida, de que alguém disser que é sua, a causa de ambos será levada perante os juízes; aquele a quem condenarem os juízes pagará em dobro ao seu próximo."