Explicação
Levítico 11:36
Almeida Corrigida e Fiel (ACF)
Versículo
"Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo."
Explicação
Levítico 11:36 aborda as leis de pureza ritual no antigo Israel. O versículo especifica que se uma fonte de água ou cisterna, usada para coletar água, for contaminada pela presença de um cadáver de animal impuro, ela é considerada impura. No entanto, a própria fonte de água (o reservatório) se torna pura novamente. A impureza recai sobre a pessoa que tocar no cadáver encontrado na água. A mensagem principal é que, embora a água possa necessitar de purificação ou descarte, o toque direto no que causou a contaminação (o cadáver) é o que transmite a impureza à pessoa, exigindo um processo de purificação para ela.
Contexto Histórico
Este versículo faz parte das leis de pureza e impureza dietéticas e rituais dadas a Israel por Deus, através de Moisés, no Monte Sinai. O contexto é o estabelecimento de uma nação santa que se separaria das práticas pagãs circundantes. A higiene e a pureza ritual eram essenciais para a adoração a Deus e a manutenção de uma sociedade saudável, evitando a propagação de doenças. A preocupação com cadáveres, especialmente de animais impuros, demonstra uma ênfase na santidade e na separação do mundo natural e das práticas que poderiam levar à impureza, afetando o acesso ao sagrado.
Aplicação Prática
Na era moderna, a aplicação direta de leis de pureza ritual pode parecer distante, mas o princípio subjacente é vital. A impureza apontada aqui pode ser vista analogamente à influência negativa ou ao pecado em nossas vidas. Assim como tocar em um cadáver trazia impureza, nos associarmos com práticas pecaminosas ou pessoas que nos levam à ruína pode nos contaminar espiritualmente. Devemos ser diligentes em manter nossa 'cisterna' espiritual limpa, evitando influências corruptoras. O versículo nos chama à responsabilidade pessoal pelas nossas escolhas e pelo que permitimos que nos 'toque' espiritualmente, buscando sempre a purificação através da confissão e do arrependimento.
Termos-Chave
Imundo
Refere-se a um estado de impureza ritual, que impedia a participação plena nas práticas religiosas e sociais até que fossem realizadas as purificações prescritas.
Cadáver
O corpo de um animal morto, que em Levítico é especificado que, se impuro, causava um estado de impureza ritual para quem o tocasse.
Fonte ou cisterna
Reservatórios de água, essenciais para a vida diária no antigo Oriente Médio, usados para armazenar água potável da chuva ou de nascentes.
Versículos Relacionados
Gênesis 1:14
"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."
Gênesis 2:9
"E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal."
Gênesis 2:14
"E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates."