Buscar

Explicação

Levítico 11:43

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles;"

Explicação

Este versículo de Levítico ensina que o povo de Israel deveria evitar tocar em animais que se arrastam, como cobras, lagartos, lesmas e outros répteis, e não comer deles. A razão dada é para que não se tornem impuros ou imundos por causa desses animais. A impureza, neste contexto, era uma condição ritual que impedia a participação plena na adoração a Deus e nas atividades comunitárias. A mensagem central é sobre a obediência a Deus nas leis de pureza, que separavam Israel como Seu povo. Portanto, o versículo é um mandamento para manter a santidade e a distinção do mundo ao redor.

Contexto Histórico

Este mandamento faz parte do livro de Levítico, que contém as leis dadas por Deus a Moisés no Monte Sinai, visando guiar o povo de Israel na sua vida religiosa e social. Foi escrito para a nação de Israel na sua peregrinação pelo deserto, logo após o Êxodo do Egito. O contexto era estabelecer um povo santo e separado para o Senhor, capaz de se aproximar Dele e de viver em Sua presença. As leis de pureza, incluindo as que proíbem o contato com certos animais (considerados impuros), não eram apenas sobre higiene física, mas serviam como um lembrete constante da santidade de Deus e da necessidade de separação do pecado e das práticas pagãs das nações vizinhas, que poderiam ter ritos associados a esses animais.

Aplicação Prática

Na vida moderna, a aplicação direta das leis dietéticas sobre répteis não é mais mandatória para os cristãos, pois Jesus Cristo cumpriu a Lei Mosaica (Romanos 10:4, Gálatas 3:24-25). No entanto, o princípio por trás do versículo permanece relevante. Ele nos ensina sobre a importância da santidade e da separação do que é espiritualmente impuro ou pecaminoso. Assim como os israelitas eram instruídos a se abster de coisas que os tornassem impuros, os cristãos são chamados a 'sair do meio deles e separar-se' (2 Coríntios 6:17-18) das influências mundanas e dos comportamentos pecaminosos que podem nos contaminar espiritualmente. Isso envolve discernir o que permitimos entrar em nossas mentes e corações, e escolher práticas que glorificam a Deus e nos mantêm perto Dele.

Termos-Chave

Imundos

Em um estado de impureza ritual, impedindo a comunhão com Deus e com o povo santo de Israel.

Contaminar

Tornar cerimonialmente impuro ou profano, o que exigia um purificação antes de poder participar plenamente da vida religiosa e comunitária.

Abomináveis

Usado para descrever criaturas ou práticas que são consideradas repugnantes ou detestáveis aos olhos de Deus, especialmente no contexto das leis de pureza.

Réptil que se arrasta

Refere-se a animais rastejantes, como cobras, lagartos, e possivelmente insetos e vermes, que eram considerados impuros e proibidos para consumo ou contato.

Versículos Relacionados