Buscar

Explicação

Levítico 2:9

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E o sacerdote tomará daquela oferta de alimentos como memorial, e a queimará sobre o altar; oferta queimada é de cheiro suave ao SENHOR."

Explicação

Levítico 2:9 descreve um ritual específico dentro da lei mosaica onde parte da oferta de alimentos (grãos ou cereais) era separada e queimada no altar. Essa porção era chamada de 'memorial' e era oferecida a Deus como um sacrifício de cheiro suave. Significava que o que era oferecido era para a lembrança e honra de Deus, e que Ele aceitava essa oferta como algo agradável a Ele. Era uma forma de expressar gratidão, submissão e comunhão com o Criador através de uma oferta simbólica de sustento.

Contexto Histórico

Este versículo faz parte das leis cerimoniais dadas por Deus a Israel através de Moisés, após o Êxodo do Egito. As 'ofertas de alimentos' (minchah) eram sacrifícios não sangrentos, geralmente vegetais, usados em diversas ocasiões, mas sempre em conexão com um sacrifício animal ou como expressão de gratidão e reconhecimento. O contexto era o estabelecimento do sacerdócio levítico e do Tabernáculo, o centro da adoração israelita. A queima da porção memorial no altar simbolizava a consagração total do grão a Deus, e o 'cheiro suave' indicava a aceitação divina. Era uma prática crucial para a manutenção da aliança entre Deus e seu povo, refletindo a santidade divina e a necessidade de expiação e gratidão.

Aplicação Prática

Na era cristã, a oferta de alimentos literal e seus rituais não são mais praticados da mesma forma, pois Cristo é o sacrifício perfeito. No entanto, o princípio do 'memorial' e do 'cheiro suave' pode ser aplicado. Podemos oferecer a Deus nossas vidas, nossos talentos e nossos recursos como um sacrifício vivo, consagrado e agradável a Ele (Romanos 12:1). Nossas ações de gratidão, adoração sincera e serviço abnegado são como um 'cheiro suave' que agrada ao Senhor. Devemos nos lembrar de dar a Deus o que lhe é devido em nossas finanças, tempo e devoção, reconhecendo que tudo vem dEle e deve ser oferecido de volta para Sua glória.

Termos-Chave

Altar

Estrutura onde os sacrifícios eram oferecidos a Deus no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo.

Memorial

Parte da oferta separada para ser queimada, servindo como lembrança e indicação de consagração a Deus.

Cheiro suave

Expressão que denota a aceitação e o agrado de Deus pela oferta.

Oferta de alimentos

Sacrifício de grãos ou produtos vegetais oferecidos a Deus na lei mosaica.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:13

"E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro."

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 1:15

"E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."

Gênesis 1:16

"E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas."

Gênesis 1:18

"E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom."