Buscar

Explicação

Levítico 20:13

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles."

Explicação

Este versículo de Levítico, parte do Antigo Testamento, declara que um homem que se deita com outro homem, da mesma forma que se faria com uma mulher, cometeu uma 'abominação' e deve morrer. A lei mosaica, que continha estes mandamentos para o povo de Israel, via tais atos como contrários à ordem criada por Deus e à santidade do povo. A consequência descrita, a morte, era uma pena severa aplicada sob a lei civil e religiosa da época, indicando a gravidade com que Deus via tais práticas. O versículo é parte de um conjunto de leis que buscavam estabelecer um padrão de pureza para Israel, distinguindo-o das nações vizinhas e orientando-o para uma vida de obediência a Deus.

Contexto Histórico

O livro de Levítico foi escrito por volta do século XV a.C., durante o tempo em que os israelitas estavam no deserto após serem libertados da escravidão no Egito. O contexto é a aliança que Deus estabeleceu com Israel no Sinai, onde Ele lhes deu leis para governar sua vida social, religiosa e moral. Levítico 20:13 faz parte de um capítulo que detalha várias transgressões sexuais que eram proibidas. Na cultura cananeia e em outras culturas do Antigo Oriente Próximo, a homossexualidade masculina era praticada em contextos religiosos e em rituais de fertilidade, o que levou Deus a estabelecer uma distinção clara para Israel, definindo o comportamento sexual esperado dentro de seu povo, que estava sendo separado para ser um holy nation. A pena de morte era aplicada sob a lei mosaica para diversas transgressões, visando a pureza da comunidade e o respeito pela ordem divina.

Aplicação Prática

A aplicação moderna deste versículo é complexa e objeto de intenso debate teológico e hermenêutico.interpretação tradicional cristã, baseada em uma leitura direta e contextualizada, vê este e outros versículos em Levítico como contínuos mandados morais contra a prática homossexual. Outras perspectivas enfatizam que as leis cerimoniais e civis do Antigo Testamento não se aplicam mais diretamente aos cristãos hoje, e que o Novo Testamento, particularmente os ensinamentos de Jesus e apóstolos como Paulo, oferecem uma nova compreensão da moralidade sexual sob a graça e o amor de Cristo. De qualquer forma, os cristãos são chamados a viver vidas de santidade, amor, justiça e compaixão para com todos, buscando discernir os princípios atemporais de obedecer a Deus e amar ao próximo em todas as circunstâncias, independentemente de sua orientação sexual. A ênfase recai sobre a mudança de coração e o fruto do Espírito, reconhecendo a variedade de interpretações sobre como isso se aplica especificamente a questões de sexualidade.

Termos-Chave

Lei Mosaica

O conjunto de leis civis, cerimoniais e morais dadas por Deus a Moisés para governar o povo de Israel como uma nação santa.

Abominação

Um termo hebraico (to'evah) usado na Bíblia para descrever coisas que são detestáveis a Deus, muitas vezes relacionadas a práticas religiosas pagãs ou violações da lei moral e cerimonial.

Povo de Israel

Os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, que Deus escolheu como Seu povo especial no Antigo Testamento.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:18

"E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:19

"E foi a tarde e a manhã, o dia quarto."

Gênesis 1:22

"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."

Gênesis 1:15

"E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."

Gênesis 1:24

"E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi."