Buscar

Explicação

Levítico 21:18

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,"

Explicação

Este versículo em Levítico estabelece regras para os sacerdotes que serviam no santuário de Deus. Ele proíbe que qualquer homem com uma deformidade física, como cegueira, claudicação, um nariz achatado ou membros desproporcionais, se aproxime para oferecer sacrifícios. A intenção era garantir que os servos de Deus fossem apresentados de forma perfeita e sem falhas, refletindo a santidade e a pureza divina. Isso não diminuía o valor ou a dignidade das pessoas com tais condições, mas enfatizava a necessidade de representação impecável no serviço sagrado, onde cada detalhe apontava para a perfeição de Deus.

Contexto Histórico

O livro de Levítico foi escrito por Moisés, fornecendo leis e instruções para o povo de Israel, especialmente para a classe sacerdotal, durante o período no deserto, após o Êxodo do Egito. O contexto era a formação de uma nação teocrática dedicada ao serviço de um Deus santo. As leis cerimoniais e de pureza, como esta, visavam separar Israel das nações pagãs e instruí-los sobre como se aproximar de um Deus santo. As deformidades físicas eram vistas como impurezas cerimoniais, o que impedia o serviço no santuário, simbolizando a impecabilidade necessária na presença divina.

Aplicação Prática

Embora as leis cerimoniais de Israel não se apliquem mais literalmente aos cristãos, o princípio por trás deste versículo é pertinente. Ele nos ensina sobre a santidade de Deus e a importância de abordá-lo com reverência e pureza espiritual. Em vez de focarmos em imperfeições físicas, hoje devemos nos concentrar em 'apresentar nossa própria natureza, a mente e o corpo, como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus' (Romanos 12:1-2). A aplicação moderna envolve reconhecer nossas fraquezas, buscar o perdão e a purificação através de Cristo, e servir a Deus com a melhor condição espiritual e moral que possamos alcançar, com um coração sincero e devoto.

Termos-Chave

Santidade

A qualidade de ser puro, santo e separado do pecado, característica intrínseca de Deus e um padrão para o Seu povo.

Sacerdotes

Membros da tribo de Levi designados para servir a Deus no santuário, oferecendo sacrifícios e mediando entre Deus e o povo.

Sacrifício

Oferenda ritual feita a Deus, geralmente um animal, como ato de adoração, expiação ou gratidão.

Deformidade física

Qualquer condição física que impeça um homem de ter uma aparência completa ou perfeita, considerada um impedimento para o serviço sagrado.

Versículos Relacionados

Deuteronômio 15:10

"Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o SENHOR teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão."

Deuteronômio 15:11

"Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra."

Deuteronômio 15:12

"Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o deixarás ir livre."

Deuteronômio 15:13

"E, quando o deixares ir livre, não o despedirás vazio."

Deuteronômio 15:15

"E lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito, e de que o SENHOR teu Deus te resgatou; portanto hoje te ordeno isso."