Buscar

Explicação

Levítico 22:13

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Mas quando a filha do sacerdote for viúva ou repudiada, e não tiver filho, e se houver tornado à casa de seu pai, como na sua mocidade, do pão de seu pai comerá; mas nenhum estranho comerá dele."

Explicação

Este versículo de Levítico aborda a situação de uma filha de sacerdote que se encontra em um estado vulnerável: viúva ou repudiada e sem filhos. Nestas circunstâncias, ela tem o direito de retornar à casa de seu pai e ser sustentada por ele, como era feito durante sua juventude, antes de se casar. A proibição de que 'nenhum estranho comerá dele' refere-se especificamente às oferendas sagradas e aos alimentos que pertenciam aos sacerdotes e suas famílias, que eram sagrados. Essa provisão especial garantia que a filha do sacerdote, em sua necessidade, pudesse participar desses recursos sagrados, algo que não seria permitido a alguém sem parentesco sacerdotal direto ou sem essa condição específica de vulnerabilidade.

Contexto Histórico

O livro de Levítico foi escrito durante o período do Antigo Testamento, servindo como um código legal e religioso para os israelitas, especialmente para a tribo de Levi e os sacerdotes. O contexto aqui é a santidade dos alimentos sagrados e as leis que regiam quem podia consumi-los. Filhas de sacerdotes, ao casarem, passavam para o sustento de seus maridos; se ficassem viúvas ou fossem repudiadas e não tivessem quem as sustentasse (filhos ou marido), a estrutura patriarcal permitia o retorno à casa paterna. Este versículo assegurava que, mesmo nessa situação, elas não ficassem desamparadas e pudessem recorrer aos bens sagrados de sua família sacerdotal, protegendo-as da indigência e da vergonha social.

Aplicação Prática

Na vida moderna, embora as leis cerimoniais de Levítico não sejam aplicadas da mesma forma, o princípio subjacente de cuidado e provisão para os vulneráveis dentro da comunidade e da família é atemporal. Este versículo nos ensina sobre a responsabilidade de sustentar aqueles que estão em necessidade, especialmente membros da família que enfrentam adversidades como perda de cônjuge ou desamparo. Ele nos chama a demonstrar compaixão e generosidade, garantindo que mães viúvas ou repudiadas, e famílias que lutam, recebam apoio. O princípio de proteger os recursos sagrados e usá-los para o sustento dos que estão sob a responsabilidade da igreja ou da comunidade também pode ser aplicado, priorizando o cuidado dos mais próximos e necessitados.

Termos-Chave

Viúva

Uma mulher cujo marido faleceu.

Estranho

Neste contexto, refere-se a alguém que não é membro da família sacerdotal ou que não tem direito aos alimentos sagrados.

Repudiada

Uma mulher que foi dispensada ou mandada embora por seu marido.

Sacerdote

Um líder religioso designado para ministrar no santuário e representar o povo perante Deus.

Ofertas sagradas

Alimentos e bens dedicados a Deus como parte de sacrifícios e rituais religiosos, cujos remanescentes eram consumidos pelos sacerdotes e suas famílias.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:10

"E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 1:15

"E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."

Gênesis 1:16

"E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas."