Buscar

Explicação

Levítico 22:18

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Fala a Arão, e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Qualquer que, da casa de Israel, ou dos estrangeiros em Israel, oferecer a sua oferta, quer dos seus votos, quer das suas ofertas voluntárias, que oferecem ao SENHOR em holocausto,"

Explicação

Este versículo em Levítico instrui Arão, seus filhos e todo o povo de Israel, incluindo gentios que viviam entre eles, sobre as regras para ofertas a Deus. Ele especifica que qualquer pessoa, seja israelita ou estrangeira, que queira apresentar uma oferta especial ao Senhor, seja por um voto ou por vontade própria, deve seguir os procedimentos corretos. A mensagem central é que todas as ofertas dedicadas a Deus, sejam elas obrigatórias (votos) ou voluntárias, precisam ser feitas de acordo com as leis divinamente estabelecidas, garantindo a pureza e a aceitação perante Ele. O tema é a santidade e a ordem no culto a Deus.

Contexto Histórico

O livro de Levítico foi escrito no contexto do Antigo Testamento, durante o período em que os israelitas estavam no deserto, após o Êxodo do Egito. Levítico detalhou as leis, rituais e regulamentos divinos para orientar a vida do povo de Israel e seu relacionamento com Deus. Arão e seus filhos eram os sacerdotes designados para administrar o tabernáculo e os sacrifícios. Este versículo específico (Levítico 22:18) faz parte de um bloco de leis sobre a pureza dos sacrifícios e dos sacerdotes para garantir que as ofertas fossem aceitáveis a Deus. Ele enfatiza a inclusão dos estrangeiros na comunidade de adoração, desde que seguissem as leis estabelecidas.

Aplicação Prática

Na vida cristã moderna, este versículo nos ensina sobre a importância da reverência e obediência na nossa adoração a Deus. Embora não tenhamos mais sacrifícios de animais como no Antigo Testamento, as ofertas que apresentamos hoje – seja nosso tempo, talentos, recursos financeiros ou nosso louvor e oração – devem ser feitas com sinceridade e em conformidade com os princípios bíblicos. Devemos vir a Deus com corações puros e intenções corretas, reconhecendo Sua santidade e soberania. Assim como no passado, Deus se agrada quando O adoramos de maneira ordenada, respeitosa e com um espírito de entrega voluntária, refletindo os sacrifícios espirituais que Jesus nos capacitou.

Termos-Chave

Votos

Promessas solenes feitas a Deus, criando uma obrigação de oferecer algo específico.

Oferta

Um presente ou sacrifício apresentado a Deus como um ato de adoração, gratidão ou expiação.

Holocausto

Um tipo de sacrifício em que todo o animal era consumido pelo fogo, significando completa devoção a Deus.

Israelitas

Descendentes de Jacó (também chamado Israel), o povo escolhido por Deus no Antigo Testamento.

Ofertas voluntárias

Dons apresentados a Deus por livre e espontânea vontade, sem uma obrigação prévia.

Estrangeiros em Israel

Não-israelitas que viviam dentro das fronteiras de Israel, sujeitos a certas leis da comunidade.

Versículos Relacionados

Êxodo 27:18

"O comprimento do pátio será de cem côvados, e a largura de cada lado de cinqüenta, e a altura de cinco côvados, as cortinas serão de linho fino torcido; mas as suas bases serão de cobre."

Êxodo 28:3

"Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal."

Gênesis 5:12

"E viveu Cainã setenta anos, e gerou a Maalaleel."

Êxodo 3:15

"E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração."