Buscar

Explicação

Levítico 22:3

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Dize-lhes: Todo o homem, que entre as vossas gerações, de toda a vossa descendência, se chegar às coisas santas que os filhos de Israel santificam ao SENHOR, tendo sobre si a sua imundícia, aquela alma será extirpada de diante da minha face. Eu sou o SENHOR."

Explicação

Este versículo de Levítico estabelece um mandamento claro para o povo de Israel: qualquer pessoa que se aproximasse das coisas santas destinadas ao Senhor, enquanto estivesse em estado de impureza ritual (imundícia), seria separada do povo. A santidade dos objetos e do local do culto exigia pureza por parte de quem operava ou se aproximava deles. A mensage principal é a necessidade de santidade e pureza ao lidar com Deus e o que lhe é dedicado. Aproximar-se de Deus requer estar em um estado apropriado de consagração, e a desobediência a essa lei resultaria em severas consequências, destacando a seriedade do relacionamento com o Divino. Isso se aplica a todos, independentemente de sua linhagem, desde que não cumprissem as condições de pureza.

Contexto Histórico

O livro de Levítico foi escrito para os israelitas recém-saídos do Egito, enquanto acampavam no Monte Sinai. Nesse contexto, Deus estava estabelecendo leis detalhadas para a vida religiosa e social do povo que Ele escolheu. A "imundícia" mencionada referia-se a diversas condições de impureza ritual, como contato com corpos mortos, certas doenças de pele, ou fluidos corporais, que tornavam uma pessoa temporariamente inepta para participar de atividades sagradas. O tabernáculo e seus utensílios eram considerados a morada de Deus no meio do povo, e a santidade em torno deles era paramount. A punição de "extirpação" indicava uma exclusão severa da congregação, sublinhando a seriedade da Tora e a importância do respeito pela santidade divina.

Aplicação Prática

Na era cristã, embora as leis rituais específicas de Levítico não se apliquem mais da mesma forma, o princípio de "aproximar-se das coisas santas" com pureza permanece. Para os cristãos, isso se traduz em aproximar-se de Deus em oração, adoração e participação nos sacramentos ou ordenanças com um coração contrito e arrependido. A "imundícia" pode ser interpretada espiritualmente como o pecado não confessado ou uma atitude de desrespeito para com Deus. A aplicação moderna é cultivar uma vida de santidade, buscando a purificação através de Cristo e aproximando-se de Deus com reverência, sabendo que Ele é santo. Isso envolve autoexame contínuo e arrependimento.

Termos-Chave

Extirpada

Ser cortado, removido ou excluído da comunidade e da presença de Deus; uma punição severa.

Imundícia

Estado de impureza ritual prescrito pela Lei Mosaica, que impedia a participação em atividades religiosas ou o acesso a locais sagrados.

Coisas Santas

Objetos, locais e rituais sagrados dedicados ao serviço de Deus, como o tabernáculo e seus pertences.

Generações/Descendência

Refere-se a todas as pessoas pertencentes ao povo de Israel, ao longo do tempo.

Versículos Relacionados

Gênesis 35:3

"E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado."

Gênesis 35:2

"Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes."

Deuteronômio 32:27

"Se eu não receasse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, e para que não digam: A nossa mão está exaltada; o SENHOR não fez tudo isto."