Buscar

Explicação

Levítico 25:10

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E santificareis o ano qüinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família."

Explicação

Levítico 25:10 descreve o ano do Jubileu, que ocorria a cada cinquenta anos. Era um tempo sagrado, proclamado com trombetas, quando a liberdade era anunciada para todos os habitantes de Israel. As pessoas deveriam retornar às suas terras de herança e às suas famílias originais. Isso significava que qualquer pessoa que tivesse vendido sua terra ou se tornado escrava por dívidas seria libertada e recuperaria sua propriedade e status. Era um ano de restauração, onde as desigualdades sociais e econômicas eram corrigidas, permitindo que as pessoas recomeçassem e mantivessem a estrutura familiar e social que Deus havia estabelecido.

Contexto Histórico

Este mandamento foi dado por Deus a Moisés no Monte Sinai, durante o período em que os israelitas estavam no deserto, após o Êxodo do Egito. A sociedade israelita se organizava em tribos e famílias, com a terra sendo a base da sua economia e identidade. A posse da terra era considerada uma dádiva de Deus, destinada a permanecer nas linhagens familiares. O ano do Jubileu era uma instituição socioeconômica e religiosa crucial para prevenir a concentração excessiva de terras e a escravidão permanente por dívidas, assegurando que a estrutura tribal e familiar fosse mantida e que a oportunidade de recomeço fosse dada a todos.

Aplicação Prática

Na vida moderna, o princípio do Jubileu nos ensina sobre a importância da redenção, do perdão e da restauração. Embora não tenhamos um ano literal de Jubileu, podemos praticar a liberdade em Cristo que Ele nos oferece. Isso se traduz em perdoar aqueles que nos ofenderam, liberando-os da nossa 'dívida' de ressentimento. Também significa usar nossos recursos para ajudar aqueles que estão oprimidos ou endividados, promovendo a justiça e a equidade. Espiritualmente, celebramos a liberdade que Jesus trouxe, que nos liberta do pecado e nos permite herdar nossa verdadeira identidade e relacionamento com Deus, o Pai.

Termos-Chave

Posse

A terra herdada por cada família israelita, considerada uma concessão divina.

Pecado

Transgressão contra a lei de Deus, que o Jubileu ajudava a mitigar em suas consequências sociais e econômicas.

Libertar

Proclamar e implementar a emancipação de escravos e a devolução de propriedades.

Ano de Jubileu

O quinquagésimo ano, um tempo de libertação, restauração de terras e perdão de dívidas na antiga Israel.

Versículos Relacionados

Gênesis 3:2

"E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,"

Gênesis 1:11

"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi."

Gênesis 1:13

"E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro."

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 1:16

"E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas."