Buscar

Explicação

Levítico 25:20

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E se disserdes: Que comeremos no ano sétimo? eis que não havemos de semear nem fazer a nossa colheita;"

Explicação

Este versículo é uma resposta direta à preocupação de um israelita sobre como se sustentariam no sétimo ano, quando a lei de Deus ordenava um descanso para a terra. Deus antecipa a pergunta e promete prover abundantemente no sexto ano para suprir as necessidades durante o ano de descanso e até o ano seguinte, quando a colheita do oitavo ano estaria disponível. A mensagem principal é que a obediência aos mandamentos de Deus, mesmo que pareçam economicamente desafiadores, vem acompanhada de Sua provisão fiel e sobrenatural. Confiar em Deus significa acreditar que Ele cuidará de nós quando seguirmos Seus preceitos, mesmo que isso signifique desistir de uma safra.

Contexto Histórico

O livro de Levítico foi escrito por volta do século XV a.C., detalhando as leis e regulamentos para os israelitas sob a aliança de Deus. Este versículo específico (Levítico 25:20) surge no contexto da instituição do ano sabático e do Jubileu. O ano sabático (a cada sete anos) exigia que a terra de Canaã descansasse, sem semeadura ou colheita. Essa prática era radical para uma sociedade agrária e levantava questões práticas de subsistência. Deus aborda a potencial ansiedade do povo, garantindo que a obediência ao descanso sabático da terra não resultaria em fome, mas sim em abençoada abundância no ano anterior.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos ensina sobre a fé e a provisão divina. Quando Deus nos chama para descansar, seja um dia semanal (o sábado), um tempo dedicado a Ele, ou para parar de trabalhar excessivamente, podemos temer a escassez. No entanto, Levítico 25:20 nos encoraja a confiar que Deus proverá. Isso pode se aplicar a tirar férias, desistir de um projeto estressante para priorizar a família ou a Deus, ou confiar que nossas necessidades serão atendidas quando buscamos priorizar o descanso e a adoração. A aplicação prática é agir com fé, sabendo que a obediência a Deus nunca nos deixará desamparados a longo prazo.

Termos-Chave

Semear

Plantando sementes na terra para cultivar.

Colheita

O ato de recolher os frutos ou grãos que foram cultivados.

Ano Sétimo

Conhecido como ano sabático, era um ano de descanso obrigatório para a terra em Israel, a cada sete anos.

Provisão Divina

A crença de que Deus cuida e provê para as necessidades dos Seus seguidores.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:15

"E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."

Gênesis 1:21

"E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:22

"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."

Gênesis 1:23

"E foi a tarde e a manhã, o dia quinto."