Buscar

Explicação

Levítico 25:45

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão."

Explicação

Este versículo no livro de Levítico aborda a compra de escravos que são estrangeiros (forasteiros) vivendo entre os israelitas. Ele especifica que esses escravos, incluindo seus familiares que nasceram na terra de Israel, poderiam ser comprados e possuídos pelos israelitas. A intenção era que, embora pudessem ser propriedade, o sistema de escravidão em Israel tinha salvaguardas, especialmente com a proximidade do Ano do Jubileu, que promovia a libertação. O versículo destaca a distinção entre israelitas e estrangeiros, mas também estabelece um quadro legal para a interação e posse, permitindo uma forma de integração ou integração forçada na sociedade israelita através da escravidão.

Contexto Histórico

Levítico 25:45 faz parte do código de leis dado a Israel no Monte Sinai, estabelecendo diretrizes para a vida na Terra Prometida. O contexto é a organização social e econômica da nação israelita, que incluía a aceitação e regulação de estrangeiros residentes. Naquela época, a escravidão era uma instituição comum no mundo antigo. Este versículo específico permite que os israelitas possuam escravos estrangeiros e suas famílias. Era importante para a ordem e estabilidade da sociedade, diferenciando os cidadãos de Israel dos residentes estrangeiros, enquanto mantinha um sistema de propriedade e trabalho que sustentava a estrutura da nação.

Aplicação Prática

Na vida moderna, o princípio de possuir pessoas (escravidão) é moralmente condenável e ilegal. No entanto, podemos extrair lições sobre como tratar aqueles que são 'estrangeiros' ou 'diferentes' em nossa sociedade. O versículo nos lembra da importância de ter um quadro legal para regular a interação com estrangeiros e imigrantes. Embora não possamos possuir outros, podemos aplicar a lição de integrar e tratar com dignidade aqueles que vêm de outras origens, oferecendo-lhes oportunidades e respeito, em vez de explorá-los. O conceito de 'posse' nos antigos textos pode ser reinterpretado como responsabilidade e cuidado ético para com os mais vulneráveis.

Termos-Chave

Levítico

O terceiro livro da Bíblia, contendo leis e rituais para os israelitas, detalhando como viver em relação a Deus e aos outros.

Possessão

No contexto antigo, significava ter propriedade legal sobre alguém ou algo, neste caso, escravos.

Forasteiros

Indivíduos estrangeiros que viviam entre os israelitas, sem serem cidadãos plenos, mas sob a proteção das leis de Israel.

Ano do Jubileu

Um ano especial de remissão e libertação previsto na lei mosaica, onde escravos israelitas eram libertados e terras devolvidas aos seus donos originais.

Versículos Relacionados

Salmos 74:21

"Oh, não volte envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado."

Salmos 75:2

"Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente."

Salmos 75:6

"Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação."

Salmos 75:8

"Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão."