Buscar

Explicação

Levítico 27:6

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E, se for de um mês até cinco anos, a tua avaliação de um homem será de cinco siclos de prata, e a tua avaliação pela mulher será de três siclos de prata."

Explicação

Este versículo de Levítico 27:6 faz parte de um sistema detalhado de avaliações para pessoas que foram dedicadas a Deus através de um voto ou promessa. Ele estabelece valores específicos em siclos de prata para a redenção de crianças entre um mês e cinco anos de idade, com um valor diferente para meninos (cinco siclos) e meninas (três siclos). A mensagem principal é que os israelitas tinham um meio formalizado de desvincular uma pessoa dedicada a Deus de volta para o serviço secular ou familiar, utilizando um valor monetário pré-determinado. Isso reflete a seriedade com que os votos e a dedicação a Deus eram tratados no Antigo Testamento, com provisões para reverter tais dedicações sob certas circunstâncias.

Contexto Histórico

Levítico 27 foi escrito por volta do século XV a.C., durante o período em que os israelitas estavam no deserto, após o Êxodo. O livro de Levítico é um código de leis dado por Deus a Moisés para guiar os israelitas na sua santidade e adoração. Este capítulo específico, Levítico 27, trata de votos e promessas de dedicação a Deus, incluindo a avaliação de pessoas, animais e propriedades. Naquela época, a dedicação de uma pessoa a Deus (geralmente para servi-Lo em algum papel) era um compromisso espiritual sério. Este versículo fornece um mecanismo para que um indivíduo (ou seus pais, no caso de crianças) pudesse 'comprar de volta' essa pessoa dedicada, liberando-a do serviço sagrado para a vida comum, através de um pagamento definido.

Aplicação Prática

Embora os cristãos modernos não usem o sistema de avaliações de siclos de prata para redimir pessoas dedicadas a Deus, o princípio subjacente de dedicação e o valor de cada vida permanecem relevantes. Podemos aplicar este versículo meditando sobre a santidade da vida e o conceito de dedicação a Deus, não através de um voto formal de valor monetário, mas através do compromisso de viver uma vida que honre a Deus. A valorização distinta de meninos e meninas pode nos levar a refletir sobre a igualdade intrínseca de valor de homem e mulher diante de Deus, mesmo que o sistema antigo refletisse diferenças sociais ou econômicas da época. A mensagem duradoura é que tudo e todos pertencem a Deus, e a redenção, que no Novo Testamento é plenamente realizada em Cristo, tem um valor inestimável.

Termos-Chave

Voto

Uma promessa solene feita a Deus, comprometendo uma pessoa, animal ou propriedade a ser dedicado ao Seu serviço.

Siclos

Uma antiga unidade de peso e moeda usada no Levante, com valor variável dependendo do período e local.

Redenção

O ato de libertar ou resgatar algo ou alguém, neste caso, de uma dedicação ou voto a Deus.

Avaliação

Neste contexto, refere-se ao valor monetário estabelecido para a redenção de uma pessoa dedicada a Deus.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:27

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

Gênesis 1:2

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."

Gênesis 1:3

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz."

Gênesis 1:4

"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."