Buscar

Explicação

Levítico 4:7

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Também o sacerdote porá daquele sangue sobre as pontas do altar do incenso aromático, perante o SENHOR que está na tenda da congregação; e todo o restante do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregação."

Explicação

Este versículo descreve um ritual específico no Antigo Testamento para o perdão de pecados. Quando um novilho era sacrificado como oferta pelo pecado, o sacerdote pegava o sangue e o colocava em locais específicos: nas pontas do altar de incenso aromático na Tenda da Congregação (representando a presença de Deus) e o restante do sangue era derramado na base do altar de holocausto, o local onde os sacrifícios eram queimados. O objetivo era propiciar o perdão de Deus e purificar o santuário, mostrando a seriedade do pecado e a necessidade de um sacrifício para a reconciliação.

Contexto Histórico

Levítico 4 faz parte do código de leis dado por Deus a Israel, detalhando os rituais de sacrifício para lidar com o pecado. Este ritual específico, a oferta pelo pecado de um novilho, era para o sacerdote ou para toda a congregação. A Tenda da Congregação (Tabernáculo) era onde Deus prometeu habitar no meio do Seu povo. A aplicação ritualística do sangue em locais sagrados, como o altar de incenso e o altar de holocausto, simbolizava a purificação e a expiação necessárias para que a presença de Deus pudesse permanecer entre um povo pecador.

Aplicação Prática

Embora os rituais de sacrifício de sangue não sejam mais praticados, o princípio por trás deste versículo é profundamente relevante. Ele aponta para a necessidade de um sacrifício perfeito para a expiação do pecado, que a teologia cristã entende como realizado na morte de Jesus Cristo. Assim, podemos aplicar essa verdade lembrando que nosso acesso a Deus não é por mérito próprio, mas através do sacrifício vicário de Cristo. A aplicação do sangue nas pontas do altar e na base nos lembra que o sacrifício de Jesus purifica nossa vida inteira e estabelece nossa reconciliação com Deus, permitindo-nos aproximar dEle com ousadia e confiança.

Termos-Chave

Sangue

No contexto bíblico, o sangue de sacrifício simboliza a vida que é dada como expiação pelo pecado.

Altar do holocausto

O altar principal localizado no pátio externo do Tabernáculo, onde os sacrifícios de animais eram oferecidos e queimados.

Tenda da Congregação

O Tabernáculo, a tenda sagrada que servia como o centro da adoração e presença de Deus entre os israelitas no deserto.

Altar do incenso aromático

Um altar localizado dentro do Tabernáculo onde incenso era queimado diariamente, simbolizando as orações dos santos subindo a Deus.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:1

"NO princípio criou Deus os céus e a terra."