Buscar

Explicação

Levítico 5:12

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E a trará ao sacerdote, e o sacerdote dela tomará a sua mão cheia pelo seu memorial, e a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do SENHOR; expiação de pecado é."

Explicação

Este versículo descreve um ritual específico para quando alguém peca e precisa fazer uma oferta ao sacerdote. A oferta, que é uma porção de flor de farinha, é dada ao sacerdote, que pega uma 'mão cheia' como memorial e a queima no altar. Essa ação é designada como 'expiação de pecado'. Essencialmente, o versículo ensina que, de acordo com as leis do Antigo Testamento, a oferta de flor de farinha representa um meio providenciado por Deus para cobrir ou remediar um pecado, mediado pelo sacerdote e consumido pelo fogo divino no altar.

Contexto Histórico

Este versículo está inserido no livro de Levítico, que detalha as leis e rituais para os israelitas, especialmente para os sacerdotes. O contexto é o sistema de sacrifícios instituído por Deus para Israel, com o objetivo de lidar com o pecado e manter a comunhão com Ele. A flor de farinha (ou cereal) era uma oferta mais simples e acessível, usada em diversas situações, incluindo expiação por pecados involuntários. Era queimada no altar como um 'memorial' para Deus, simbolizando a dedicação e a expiação necessária.

Aplicação Prática

Embora o sistema sacrificial do Antigo Testamento não seja mais praticado da mesma forma, o princípio central de expiação pelo pecado permanece. Este versículo aponta para a necessidade de um sacrifício para cobrir o pecado. Na teologia cristã, Jesus Cristo é visto como o sacrifício supremo e definitivo. Podemos aplicar o princípio ao reconhecermos nossa necessidade de perdão, buscando a redenção oferecida em Cristo e vivendo uma vida de arrependimento e gratidão, entendendo que nossas falhas são cobertas por Sua graça através do Seu sacrifício.

Termos-Chave

Memorial

Uma porção da oferta que era queimada no altar para ser lembrada por Deus.

Sacerdote

Um mediador religioso autorizado por Deus para oferecer sacrifícios e interceder pelo povo.

Flor de farinha

Uma oferta de grãos finamente moídos, geralmente de trigo ou cevada, usada em sacrifícios.

Expiação de pecado

O ato ou processo de cobrir, remediar ou pagar pela transgressão de um mandamento divino.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:4

"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."

Gênesis 1:6

"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas."

Gênesis 1:10

"E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:16

"E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas."