Explicação
Levítico 6:17
Almeida Corrigida e Fiel (ACF)
Versículo
"Levedado não se cozerá; sua porção é que lhes dei das minhas ofertas queimadas; coisa santíssima é, como a expiação do pecado e como a expiação da culpa."
Explicação
Este versículo de Levítico instrui os sacerdotes sobre o que fazer com as ofertas. Especificamente, o pão ou bolo que acompanhava a oferta queimada, se tivesse fermento (levedado), não deveria ser queimado no altar como parte da oferta principal. Em vez disso, era considerado uma porção dada aos sacerdotes, tratada com a máxima santidade. A razão para essa distinção é que o pão com fermento não podia ser oferecido a Deus, pois o fermento simbolizava impureza ou pecado. Essa porção era, portanto, um sustento para os sacerdotes, mas ainda assim requerendo tratamento sagrado, assim como os sacrifícios que expiavam o pecado e a culpa do povo.
Contexto Histórico
Este versículo faz parte do livro de Levítico, que detalha as leis e rituais estabelecidos por Deus para os israelitas, focando na santidade e adoração. A era em que Levítico foi escrito é durante o Êxodo e o período subsequente de peregrinação no deserto, sob a liderança de Moisés. As ofertas e sacrifícios eram centrais à adoração israelita, servindo para comunhão com Deus, expiação de pecados e reconhecimento da soberania divina. O pão com fermento, especificamente, era proibido como oferta a Deus (referência a Levítico 2:11), mas permitia-se que a sua porção fosse consumida pelos sacerdotes em certas circunstâncias, como parte do seu sustento, derivado das doações do povo.
Aplicação Prática
Na vida cristã moderna, podemos aplicar o princípio de que aquilo que é 'oferecido' a Deus deve ser de máxima santidade e pureza. Embora não tenhamos mais sacrifícios de animais ou oferendas de pão no altar, o conceito de consagração se aplica. Devemos dedicar nossos melhores esforços, talentos e recursos a Deus, evitando a 'levedura' do pecado, da arrogância ou da desonestidade em nossos atos de adoração e serviço. A porção dada aos sacerdotes pode nos lembrar da responsabilidade de sustentar aqueles que servem na obra ministerial, tratando-os com dignidade e respeito, e reconhecendo que todo o sustento vem, em última instância, de Deus. É um chamado à santidade em todos os aspectos da nossa vida, inclusive nas 'pequenas' coisas.
Termos-Chave
Levedado
Refere-se a pão feito com fermento, que simbolicamente representava pecado, corrupção ou impureza na lei mosaica. Por isso, não era oferecido diretamente a Deus.
Expiação
O ato de fazer reparação por um erro, pecado ou ofensa; no contexto bíblico, refere-se ao sacrifício que cobre ou apaga o pecado, reconciliando o pecador com Deus.
Santíssima
Indica algo extremamente sagrado, reservado e separado para uso divino ou para os sacerdotes de forma especial, exigindo um tratamento reverente.
Ofertas Queimadas
Um tipo de sacrifício no Antigo Testamento no qual partes do animal ou da oferenda eram consumidas pelo fogo sobre o altar, representando a entrega total a Deus.
Versículos Relacionados
Gênesis 10:28
"A Obal, a Abimael, a Sebá,"
Gênesis 10:29
"A Ofir, a Havilá e a Jobabe; todos estes foram filhos de Joctã."
Êxodo 29:13
"Também tomarás toda a gordura que cobre as entranhas, e o redenho de sobre o fígado, e ambos os rins, e a gordura que houver neles, e queimá-los-ás sobre o altar;"