Buscar

Explicação

Levítico 6:18

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Todo o homem entre os filhos de Arão comerá dela; estatuto perpétuo será para as vossas gerações das ofertas queimadas do SENHOR; todo o que as tocar será santo."

Explicação

Este versículo em Levítico detalha uma regra para os sacerdotes levitas, especificamente os da linhagem de Arão, sobre como lidar com as oferendas queimadas. Ele estabelece que todas as partes dessas oferendas, que eram consumidas pelo fogo como sacrifício a Deus, eram consideradas santas e deveriam ser comidas pelos sacerdotes do sexo masculino em um local específico. Tocar nessas oferendas também as tornava santas, indicando a importância de tratar com reverência tudo o que era separado para Deus. Era um estatuto que deveria ser seguido por todas as gerações, enfatizando a santidade e a responsabilidade dos que serviam a Deus.

Contexto Histórico

O livro de Levítico foi escrito para guiar os israelitas, especialmente os sacerdotes levitas, nas leis e rituais relacionados ao serviço no Tabernáculo. Este versículo específico (Levítico 6:18) surge no contexto das leis sobre os sacrifícios, incluindo as 'ofertas queimadas' (holocaustos) e outras ofertas. Naquela época, os sacrifícios eram o meio principal de adoração e expiação de pecados para Israel. A instrução de que os sacerdotes homens comeriam das oferendas queimadas (exceto quando totalmente consumidas pelo fogo) sublinhava o privilégio e a responsabilidade que tinham em serem mediadores entre Deus e o povo, compartilhando do sustento provido por Deus através dessas ofertas e mantendo a santidade do serviço.

Aplicação Prática

Embora o sistema sacrificial do Antigo Testamento tenha sido cumprido em Cristo, o princípio de santidade e responsabilidade permanece para os crentes hoje. A ideia de que 'todo o que as tocar será santo' nos lembra que devemos tratar tudo o que é dedicado a Deus com o máximo respeito. Como cristãos, somos chamados a ser um 'sacerdócio real' (1 Pedro 2:9), o que significa que nossa vida e tudo o que fazemos deve ser oferecido a Deus como sacrifícios espirituais vivos (Romanos 12:1). Devemos abordar o serviço a Deus, a oração e a leitura da Palavra com reverência e santidade, reconhecendo que tudo o que fazemos para Ele tem um significado especial e requer nossa dedicação total.

Termos-Chave

Santo

Separado, consagrado ou dedicado a Deus; puro e sem mácula.

Filhos de Arão

Os descendentes de Arão, que foram designados por Deus como os primeiros sacerdotes levitas para servir no Tabernáculo.

Ofertas Queimadas

Sacrifícios no Antigo Testamento onde o animal era completamente consumido pelo fogo, representando entrega total a Deus e expiação.

Estatuto Perpétuo

Uma lei ou mandamento divino que deveria ser observado como permanente, sem limite de tempo.

Versículos Relacionados

Josué 4:5

"E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do SENHOR vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel;"

Josué 4:6

"Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras?"

Josué 4:7

"Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do SENHOR; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel."

Josué 4:8

"Fizeram, pois, os filhos de Israel assim como Josué tinha ordenado, e levantaram doze pedras do meio do Jordão como o SENHOR dissera a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; e levaram-nas consigo ao alojamento, e as depositaram ali. 9 Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde estiveram parados os pés dos sacerdotes, que levavam a arca da aliança; e ali estão até ao dia de hoje."

Josué 15:14

"E Calebe expulsou dali os três filhos de Anaque; Sesai, e Aimã, e Talmai, gerados de Anaque."