Buscar

Explicação

Levítico 7:15

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Mas a carne do sacrifício de ação de graças da sua oferta pacífica se comerá no dia do seu oferecimento; nada se deixará dela até à manhã."

Explicação

Este versículo do livro de Levítico detalha uma regra específica para o sacrifício de ação de graças. Ele instrui que a carne deste sacrifício, que era uma oferta pacífica feita em gratidão a Deus, deveria ser consumida no mesmo dia em que era oferecida. Era vital não deixar sobras até a manhã seguinte. Isso enfatiza a importância da celebração imediata e da participação comunitária na gratidão a Deus, e que nada da oferta devia ser desperdiçado ou guardado de forma desrespeitosa, promovendo comunhão e lembrança contínua da bondade divina.

Contexto Histórico

O livro de Levítico foi escrito durante o período em que os israelitas estavam no deserto, após o êxodo do Egito, e instruídos por Deus sobre como viver como Seu povo e adorá-Lo. Os sacrifícios eram centrais na sua adoração e na manutenção da aliança com Deus. O sacrifício de ação de graças (oferta pacífica) era uma forma voluntária de expressar gratidão. A regra de consumir a carne no mesmo dia evitava a deterioração em clima quente, promovia a comunhão entre os que participavam (o sacerdote, a família que oferecia e os convidados) e reforçava a ideia de celebrar a bondade de Deus prontamente.

Aplicação Prática

Na vida moderna, podemos aplicar o espírito deste versículo ao reconhecer e celebrar prontamente as bênçãos de Deus em nossas vidas. Em vez de apenas guardar 'a gratidão' em nossos corações, devemos expressá-la através de palavras, ações de louvor e talvez compartilhando com outros. Isso pode significar dedicar um tempo para agradecer a Deus pessoalmente, compartilhar testemunhos com a comunidade de fé ou usar nossos recursos para abençoar outras pessoas como um ato de gratidão. A prontidão na gratidão e a partilha incentivam uma fé viva e ativa, mantendo-nos conscientes da generosidade contínua de Deus.

Termos-Chave

Comunhão

Um estado de relacionamento íntimo com Deus e com outros crentes, promovido pela participação nas ofertas e celebrações.

Oferta Pacífica

Um tipo de sacrifício em que parte da carne era comida pelo ofertante e seus convidados, simbolizando comunhão com Deus e com o próximo.

Consumir no mesmo dia

A instrução de comer a carne do sacrifício imediatamente, sem deixar sobras para o dia seguinte, enfatizando a gratidão e a participação ativa.

Sacrifício de Ação de Graças

Uma oferta voluntária feita a Deus em reconhecimento e agradecimento por Suas bênçãos e livramentos.

Versículos Relacionados

Números 9:17

"Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam."

Números 9:18

"Segundo a ordem do SENHOR, os filhos de Israel partiam, e segundo a ordem do SENHOR se acampavam; todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo, ficavam acampados."

Números 9:19

"E, quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel cumpriam a ordem do SENHOR, e não partiam."

Números 13:26

"E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra."