Buscar

Explicação

Levítico 7:28

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:"

Explicação

Este versículo é uma introdução à instrução de Deus para Moisés, indicando que uma nova ordem ou mandamento sobre leis e práticas religiosas seria comunicado. Em Levítico 7, o Senhor está detalhando as leis relativas aos sacrifícios, especialmente as ofertas pacíficas. Esta frase serve como um conector, sinalizando que mais especificações sobre como a adoração e a vida do povo de Israel deveriam ser conduzidas viriam em seguida. O Senhor continua a instruir Moisés, seu mediador, sobre os ritos e responsabilidades do sacerdócio e do povo, estabelecendo a santidade e a ordem na comunidade de fé.

Contexto Histórico

Este versículo pertence ao livro de Levítico, escrito no Antigo Testamento, provavelmente durante o período em que os israelitas estavam acampados no Sinai, após o êxodo do Egito. Moisés era o líder e profeta designado por Deus para comunicar Sua Lei ao povo. O capítulo 7 em Levítico detalha os procedimentos para várias ofertas, com esta introdução preparando o terreno para mais regulamentos específicos sobre os sacrifícios. A narrativa é situada no contexto da fundação do pacto entre Deus e Israel, onde a santidade e a obediência ritual eram cruciais para a manutenção da relação com Deus.

Aplicação Prática

Embora as leis cerimoniais de Levítico não sejam mais praticadas da mesma forma no cristianismo, o princípio de ouvir e obedecer à instrução divina permanece. Este versículo nos lembra que Deus continua a se comunicar e a guiar Seu povo, através da Bíblia, do Espírito Santo e da comunidade de crentes. A atitude de Moisés de receber a palavra de Deus deve ser um modelo para nós: estar aberto, atento e pronto para ouvir e aplicar os ensinamentos de Deus. Devemos buscar entender a vontade de Deus para nossas vidas e obedecê-la com reverência, reconhecendo que Deus estabelece as regras para uma vida santa e um relacionamento saudável com Ele.

Termos-Chave

Disse

Indica a comunicação direta e autoritativa de Deus através de Suas palavras faladas.

SENHOR

O nome pessoal de Deus revelado a Israel, representando Sua aliança e soberania.

Moisés

O principal profeta e mediador de Deus para o povo de Israel, escolhido para libertá-los do Egito e receber a Lei.

Versículos Relacionados

Números 7:36

"No quinto dia ofereceu o príncipe dos filhos de Simeão, Selumiel, filho de Zurisadai."

Números 7:37

"A sua oferta foi um prato de prata, do peso de cento e trinta siclos, uma bacia de prata de setenta siclos, segundo o siclo do santuário; ambos cheios de flor de farinha amassada com azeite, para oferta de alimentos;"

Números 7:38

"Uma colher de dez siclos de ouro, cheia de incenso;"