Buscar

Explicação

Números 11:22

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Degolar-se-ão para eles ovelhas e vacas que lhes bastem? Ou ajuntar-se-ão para eles todos os peixes do mar, que lhes bastem?"

Explicação

Este versículo de Números descreve uma pergunta retórica feita por Moisés ao Senhor. Uma multidão de israelitas em fuga do Egito estava reclamando da falta de carne, desejando comida como a que tinham no Egito. Eles reclamaram que estavam sendo privados de carne, pedindo que Deus os matasse de volta no Egito, onde tinham acesso a uma variedade de alimentos fartos. Moisés, exasperado, questiona a possibilidade de satisfazer esse desejo insaciável e irrealista de carne para todo o povo, indicando o quão absurda era a queixa deles. A pergunta sublinha a impossibilidade de satisfazer a 'carne' dos desejos humanos com recursos limitados e a falta de gratidão do povo, mesmo em meio a um cuidado divino demonstrado.

Contexto Histórico

Este evento ocorre durante a peregrinação dos israelitas pelo deserto, após a saída do Egito. A queixa sobre a carne aconteceu especificamente no lugar chamado Quibrote-Taavá (Kmibrot-Hataavá, que significa "sepulcros do desejo"). O povo estava insatisfeito com o maná, a provisão diária de Deus, e clamava por carne. Moisés, sobrecarregado com os lamentos de todo o povo, vai a Deus para buscar uma solução. A referência às 'ovelhas e vacas' e aos 'peixes do mar' representa a abundância de bens materiais que eles tinham no Egito, indicando um desejo nostálgico e insaciável por prazeres mundanos em vez de gratidão pela libertação divina.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a importância da gratidão e a tentação de cobiçar o que outros possuem ou o que tínhamos em um passado não redimido. Assim como os israelitas, podemos cair na armadilha de reclamar do que temos e desejar incessantemente mais, esquecendo-nos das bênçãos que já recebemos. A aplicação bíblica moderna é cultivar um coração grato, contentando-nos com a provisão de Deus, seja ela 'maná' para o dia ou fartura. Devemos resistir à insatisfação crônica e ao desejo por luxos ou prazeres que nos desviam do contentamento espiritual. A gratidão nos liberta da ganância e nos ajuda a reconhecer o cuidado constante de Deus em nossas vidas.

Termos-Chave

Maná

Alimento milagroso que Deus forneceu aos israelitas no deserto.

Degolar-se-ão

Refere-se ao abate de animais para consumo, neste contexto, de ovelhas e vacas.

Insaciabilidade

Qualidade de quem não se satisfaz, que tem desejos excessivos e inesgotáveis.

Quibrote-Taavá

Local no deserto onde os israelitas sepultaram o povo que cobiçou carne, significando 'sepulcros do desejo'.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:21

"E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:10

"E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:13

"E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro."

Gênesis 1:4

"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."

Gênesis 1:31

"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto."