Buscar

Explicação

Números 14:1

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"ENTÃO toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite."

Explicação

Este versículo descreve um momento de profunda tristeza e lamento para os israelitas logo após receberem um relatório desanimador dos espias que Moisés enviou para explorar a terra de Canaã. Em vez de celebrarem a promessa de Deus de lhes dar essa terra fértil, o povo reagiu com medo e desespero. O choro naquela noite reflete a perda de esperança, a falta de confiança em Deus e o medo do futuro. Essa reação demonstra a dificuldade do povo em confiar nas promessas divinas, mesmo depois de terem sido libertados milagrosamente da escravidão no Egito e guiados por Deus.

Contexto Histórico

O livro de Números registra a jornada dos israelitas no deserto após a saída do Egito. Este versículo específico (Números 14:1) ocorre no final do primeiro ano de peregrinação, após serem informados pelos dez espias (apenas Josué e Calebe trouxeram um relatório positivo) sobre a força dos habitantes de Canaã e o tamanho das cidades. A notícia trouxe pânico à congregação. Culturalmente, o choro público era uma expressão comum de luto e angústia. A reação do povo, contudo, foi além do luto; foi um ato de rebelião implícita contra Deus e Moisés, prenunciando a punição divina que se seguiu: a geração adulta que saiu do Egito não entraria na Terra Prometida.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos alerta sobre o perigo do desânimo e da falta de fé diante de desafios. Quando enfrentamos dificuldades, é fácil sucumbir ao medo e à dúvida, esquecendo-nos das promessas e do poder de Deus. Devemos cultivar a confiança Nele, lembrando-nos de Suas intervenções passadas em nossas vidas e na história. Em vez de chorar em desespero, podemos orar buscando força, coragem e a perspectiva divina. Aprender a confiar em Deus em tempos difíceis, crendo que Ele tem um plano e nos proverá, nos impede de cair no desespero e nos capacita a avançar com esperança.

Termos-Chave

Canaã

A terra prometida por Deus a Abraão e seus descendentes, localizada na região do Levante.

Espias

Homens enviados por Moisés para reconhecimento da terra de Canaã.

Deserto

Região árida por onde os israelitas peregrinaram por 40 anos após o Êxodo.

Congregação

A assembleia ou comunidade do povo de Israel reunida.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:13

"E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro."

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 1:22

"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."

Gênesis 1:27

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

Gênesis 1:30

"E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi."